Destaques Pecuária

Imunizar o plantel é fundamental para proteger fêmeas e leitões

Chegar a quarto maior produtor e exportador mundial de carne suína não se deu da noite para o dia. Para alcançar este posto, o Brasil passou por um processo longo de desenvolvimento e aperfeiçoamento de toda a cadeia – da produção à comercialização.

O aumento da produtividade está diretamente relacionado a uma boa reprodução. “Vários fatores são fundamentais para garantir isso”, explica o médico-veterinário Jovani Finco, Assistente Técnico de Suínos da Zoetis. “Podemos citar alguns destes fatores que determinam a boa reprodução do rebanho – detecção e estímulo do cio, qualidade do sêmen, técnicas de inseminação artificial, seleção e preparo de marrãs e matrizes, nutrição, genética, biosseguridade, manejo e instalações adequadas”, explica Finco.

De acordo com o especialista, as principais causas de aborto e falhas reprodutivas durante a gestação de fêmeas suínas estão relacionadas com problemas infecciosos. “Por esse motivo, a vacinação é tão importante”, ressalta Finco. “Imunizar as fêmeas é de extrema importância porque além de garantir proteção a elas, atesta também segurança para o bom desenvolvimento gestacional gerando leitões sadios e boa taxa de nascidos vivos”, acrescenta o médico-veterinário.

Entre as principais doenças que podem prejudicar a gestação estão a Parvovirose suína, a Erisipela e a Leptospirose.

A Parvovirose suína pode infectar embriões e fetos em diferentes estágios de evolução. Os sinais de falhas reprodutivas podem ser diversos como aborto, reabsorção fetal, leitões fracos, malformados ou natimortos, mumificados, entre outros.

Já a Erisipela é uma zoonose causada pelo agente bacteriano Erysipelothrix rhuseopathie, podendo ser um dos fatores infecciosos direto dos abortamentos, uma enfermidade hemorrágica que provoca lesões cutâneas, articulares, cardíacas, septicemia, e lesões de células espermiogênicas. “A imunização, neste caso, garantirá proteção para a fêmea durante o período gestacional e na fase pós-nascimento para os leitões, que ao mamar o colostro, que possui anticorpos específicos para o Erisipelothrix rhuseopathie, estarão protegidos”, explica Finco.

Também transmitida por bactéria, a leptospirose causa abortos, natimortos e fetos mumificados, nascimento de leitões fracos que geralmente não sobrevivem, e abortos, que comumente ocorrem no terço final da gestação. Os animais são infectados quando entram em contato com alimentos e/ou água contaminados, com urina e fetos abortados de animais portadores. A infecção pode ocorrer por via oral, venérea, pele lesada, por via conjuntiva ou por meio das mucosas. Os roedores são uma frequente fonte de infecção para suínos e humanos, podendo excretar leptospiras vivas pela urina.

2 Responses

  1. Gostei e me identifiquei com o conteúdo de sua divulgação, creio que pode ser útil para meu negócio. Vou procurar manter contato para acompanhar novas informações.

  2. Gostei do conteúdo de sua divulgação, creio que pode ser útil para meu negócio. Seria bom manter uma forma de contato para acompanhar novas informações.
    Veja nosso site e se for útil, ficamos a disposição.
    Sds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *