Agricultura Destaques

Programa do Senar-MT ajuda pequenos fruticultores

“Quero produzir frutos de boa qualidade, doce e sem acidez. Fazer parcerias com outros produtores e ainda processar, ou seja, fazer polpa padronizada para concorrer de igual para igual com outras marcas já existentes. Também quero processar outros tipos de frutas como maracujá e melão”. Este é o sonho de Silvano Aparecido Barbosa, fruticultor, em Tangará da Serra.

Dos 26 hectares que tem o seu sitio chamado “Chapada”, pelo menos 12 já estão plantados com abacaxi. Silvano pretende ampliar a área plantada e melhorar a qualidade do fruto produzido. Ele conta ainda que a dificuldade sempre foi a falta de assistência técnica. “Com a chegada do Senar Tec Horticultura tudo está melhorando com muita rapidez e, isso me deixa ainda mais entusiasmado”

Faz apenas quatro meses que Silvano passou a integrar o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e destaca que os resultados são muito positivos. Fruticultor desde sempre, Silvano conta que já plantou de tudo em sua propriedade, incluindo feijão, milho e chegou a produzir até vassouras caipira.

Ele conta que sempre quis evoluir. “Sempre estivemos em busca de informação e conhecimento para melhorar a qualidade do que produzimos. Finalmente tudo isso chegou na propriedade com a assistência técnica do Senar”.

Silvano junto com a família e mais dois trabalhadores rurais colhem e entregam para os mercados de Tangará da Serra cerca de 800 frutos por semana. Outro benefício que chegou junto com a ATeG, apontado por Silvano, foi a inclusão de dois trabalhadores que eram temporários e que na opinião do fruticultor vão se tornar definitivos.

Silvano, sempre de olho em inovações e formas de melhorar investiu na compra de tratores e equipamentos agrícolas para facilitar o trabalho na propriedade. “Tudo o que consegui foi com a renda da fruticultura. É uma cadeia produtiva muito promissora. É tempo de investir”, garante.

O SENAR Tec Horticultura é um programa de ATeG, ofertado pelo Senar-MT que tem duração de três anos e várias etapas que compõem o projeto de implantação. O programa está sendo implantado em parceria com o Sindicato Rural, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e a Associação de Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATS).
Para o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Reck Júnior, a parceria de todas estas instituições é uma forma de fomentar o desenvolvimento da cadeia. O presidente acrescenta ainda que o objetivo é melhorar a produção, trazer inovações tecnológicas para os produtores e melhorar a rentabilidade.

O professor do curso de Agronomia da Unemat em Tangará da Serra, e coordenador do programa de Extensão MTHorticultura, Willian Krause diz que mais de 75% das frutas e hortaliças consumidas em Mato Grosso vem de fora do Estado. “Isso significa que temos um bom mercado para a nossa produção”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *