Direto da Redação Pecuária

Fazenda no oeste baiano superar a seca com Núcleo Protéico

Sabia que no período seco do ano, o teor nutricional das pastagens caem? Mas não se preocupe, já que é possível manter o escore corporal do rebanho e dependendo da oferta de volumoso, os animais podem ganhar peso nessa estação.

Isso só é viável quando o planejamento estratégico nutricional é traçado com a utilização de tecnologias. É o caso da Fazenda São Francisco, em Serra Dourada, no Oeste da Bahia. Eles utilizam, para terminação dos animais em sistema de semiconfinamento, o Núcleo Proteico Matsuda.

“Para mim foi surpreendente, porque antes de usar o Núcleo Proteico, o boi nunca ficava bem acabado, daí vinham as reclamações. Hoje não, a coisa mudou, tem muito frigorífico atrás do nosso boi, porque sabe que a carcaça é de qualidade e o acabamento da carcaça é ótimo, rende bem e a procura é grande. Estou muito satisfeito com os resultados”, comemora o proprietário da fazenda, Francisco Bruno Torres, conhecido como Bruno.

Vale lembrar, que o lote direcionado para o acabamento de carcaça entrou no núcleo proteico da Matsuda ao atingir 18 arrobas, com consumo diário de um por cento do peso vivo, sendo abatido com uma média de 23 arrobas.

No começo o produtor chegou a duvidar se teria lucro, mas com o decorrer do tempo, foi vendo que era satisfatório: “para o rendimento dos bois não tem igual”, enfatiza Bruno.

Para que o trabalho na Fazenda São Francisco fosse realizado corretamente, a orientação da Equipe Matsuda foi fundamental. Eles estabeleceram junto ao proprietário, um plano de produção adequada para criação e cada fase do ano.

“Tudo é feito de forma estratégica, nesse período do ano, como animal que está para ir para o abate, para ter esse benefício em cima de carcaça”, conta o supervisor comercial da Matsuda Vinícius Lopes. Segundo ele, “o objetivo é sempre trabalhar com uma pecuária de resultados e na Fazenda São Francisco não é diferente”.

Mateus Dantas, representante comercial do grupo Matsuda, explica como é feita a assistência ao produtor: “Nós mantemos esse acompanhamento com o Bruno, para ofertar a ele a melhor estratégia dentro de cada categoria animal. O Bruno trabalha levando em consideração o que sempre é lembrado ao produtor: uma pastagem de excelente qualidade, onde o portfólio de proteinados da Matsuda pode ser usado durante todo o ano.

A fazenda São Francisco é um exemplo de pecuária moderna, lucrativa e eficiente, pois ela evita perdas que podem acontecer durante o processo produtivo, graças aos investimentos assertivos em suplementação de alto padrão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *