Destaques Eventos

AgriMinas supera as expectativas em sua 13ª edição

Encerrou no domingo na capital mineira a 13ª edição da Agriminas, uma das maiores feiras de agricultura familiar do país. O evento superou as expectativas da organização e recebeu mais de 100 mil visitantes durante os cinco dias de feira. Passaram pelos corredores do Expominas consumidores, agricultores, técnicos, estudantes, representantes do setor, políticos e lideranças rurais.

Vilson Luiz da Silva, presidente da Fetaemg, deputado federal e idealizador da Agriminas, ressalta que o grande papel da feira é dar visibilidade aos agricultores e proporcionar que eles ampliem a sua área de atuação. “A Agriminas faz o elo entre os pequenos agricultores e os grandes empresários. Assim, eles conquistam novos mercados. É uma vitrine onde mostramos para a sociedade o papel e a importância da agricultura familiar. Mais de 70% dos alimentos produzidos em Minas é da agricultura familiar. Ou seja, ela é relevante para a nossa economia”, defende o idealizador.

Realizada há 13 anos pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), a feira aconteceu pela primeira vez no Expominas. Em um novo local e com um espaço maior, a Agriminas recebeu 600 expositores. A mudança foi aprovada pelos agricultores. “Fiquei surpreendido pelo local. Mais espaçoso e confortável para o público e também para nós expositores. A estrutura foi bem melhor comparada aos anos anteriores. O público correspondeu às expectativas e fizemos boas vendas”, conta Francisco Humberto.

O expositor Luiz Carlos também comemorou as boas vendas e o sucesso do produto que foi lançado durante a feira, a banana palha. “Nas últimas edições da Agriminas lancei a banana chips de bacon e pimenta. Só depois de lançar na feira e colher a opinião do público que coloquei o produto no mercado. Este ano trouxe a banana palha e agora sei que o produto está aprovado pelo público e pronto para ser comercializado. A Agriminas me deu novos clientes e trouxe visibilidade para o meu produto”, diz o agricultor.

A belo-horizontina Marta Eugênia visitou o evento pela primeira vez e saiu encantada com o viu prometendo voltar no próximo ano. “Adorei tudo. Encontrei muita coisa gostosa, muitas coisas tradicionais e diferenciadas. Gostei de conhecer o processo de como o fubá é feito, não conhecia e achei interessante. É a primeira vez que venho, mas quero voltar nos próximos anos”, afirma a consultora de gestão.

Foto: Jackson Bueno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *