Tecnologia

Projeto “Vaca Conectada” utiliza Internet das Coisas para o agronegócio

A gestão serviços em nuvem é uma das principais novidades oferecidas pela Vetorial Tecnologia, que tem a Hauwei Brasil como uma das parceiras. Com mais de 20 anos, a Vetorial vive um novo momento e renova cada vez mais o seu potencial, investindo principalmente em tecnologias como o IoT (Internet das Coisas), apresentando projetos para setores como o agronegócio, que pode ser diretamente beneficiado com as novas ferramentas.

A IoT vem sendo uma das verticais em análise pela empresa gaúcha. Um dos focos do desenvolvimento dessa tecnologia na Vetorial são as demandas relacionadas ao agronegócio e que possam ser utilizadas como forma de aumentar a eficiência no campo, implementando redes de conectividade, sensores de automação, softwares de plataformas de gestão e armazenamento em nuvem. Um dos projetos é a “Vaca Conectada”, que consiste em sensores acoplados a uma coleira de animais. O sistema é capaz de captar dezenas de informações sobre o animal, como temperatura, movimentação e localização. Após, os dados são lançados no armazenamento em nuvem e acessados remotamente pelo produtor, através de smartphones ou computadores.

“Através de uma cobertura Wi-fi, ou outra tecnologia similar, as informações captadas são enviadas para a nuvem, onde um software pode processar e gerar os dados em tela, de forma inteligente”, explica o gestor de negócios da Vetorial, Joares Rodrigues. Ele lembra também que esta tecnologia pode ser aplicada não apenas aos animais, mas também ao solo e em estufas. Segundo ele, o projeto de aplicação dos sensores é personalizado para cada cliente, de acordo com as necessidades e especificidades de cada um, sendo indicado tanto para pequenos como grandes produtores.

O CEO da Vetorial Tecnologia, Mauro Meirelles, destaca que, a partir de necessidades do agronegócio, a empresa encontrou uma oportunidade de entregar soluções completas, de ponta a ponta, para a cadeia produtiva do setor, que é um dos mais importantes do país. “Temos uma visão muito forte de fazer da tecnologia não um produto que vendemos ao cliente, mas sim um trabalho de desenvolvimento de projetos de tecnologia, para agregar valor ao negócio dos nossos clientes”, conclui Meirelles.

A Huawei é uma fornecedora líder global de tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações (TIC) e a parceria com a Vetorial Tecnologia é inédita e expande as possibilidades em serviço multicloud em todo país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *