Pecuária

Secretaria realiza curso para unificar diagnóstico de febre aftosa

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizará, entre os dias 22 de julho e 2 de agosto, na Capital, o curso de “Métodos de tipificação para vírus de Febre Aftosa e diferenciais”. A iniciativa é do Instituto Biológico (IB) e tem como objetivo capacitar os profissionais no diagnóstico molecular.

Com o avanço no programa de controle de febre aftosa na América do Sul, o diagnóstico molecular é considerado de eleição para contenção de surtos, uma vez que atende os requisitos de rapidez, sensibilidade e especificidade.

O objetivo principal será capacitar os profissionais no diagnóstico molecular com vistas a implantação em seus países, como PCR convencional, PCR em tempo real e sequenciamento em ambiente controlado e biosseguro.

O curso será ministrado pela médica veterinária e pesquisadora do IB Liria Hiromi Okuda e pretende atender a necessidade de harmonização dos métodos diagnósticos entre os países. Para tanto, testes interlaboratoriais devem ser realizados sistematicamente para avaliar se o laboratório oficial ou credenciado do país está apto a executar o diagnóstico de doenças vesiculares e diferenciais.

O treinamento de profissionais é vital para garantir a implantação do diagnóstico molecular em seu país, além de conhecer a situação epidemiológica de doenças confundíveis com febre aftosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *