Agricultura Edição do Mes

Projeto de irrigação transforma a fruticultura no NE

Fruticultura - Gotas de prosperidade
Produtores da Codevasf produziram cerca de 3,8 milhões de toneladas de produtos agrícolas em 2018.

Aproximadamente 3,8 milhões de toneladas de itens agrícolas, principalmente frutas, foram produzidas nos Projetos Públicos de Irrigação administrados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na bacia hidrográfica do rio São Francisco, em 2018. Juntos, os projetos alcançaram R$ 2,6 bilhões em valor bruto de produção e geraram cerca de 246 mil empregos diretos e indiretos. Os dados foram divulgados pela Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Companhia e não incluem as atividades de pecuária e aquicultura desenvolvidas nos projetos.

Em 2018, o carro-chefe da produção agrícola nos Projetos Públicos de Irrigação administrados pela Codevasf continuou sendo a fruticultura irrigada, com destaque para a uva, a manga e a banana.

A área cultivada no período foi de 98,4 mil hectares, beneficiando 11,3 mil produtores. A grande maioria deles, cerca de 10 mil produtores, são representantes da agricultura familiar.

Fruticultura-Gotas-de-prosperidade.jpg“A Codevasf vem desempenhando, há mais de 40 anos, o papel de agente promotor da redução das desigualdades e de indução ao desenvolvimento sustentável na sua área de atuação, sobretudo na bacia hidrográfica do São Francisco. Na agricultura irrigada, a empresa promove, entre outras ações, a geração de emprego e renda, com a consequente melhoria da qualidade de vida e redução da emigração rural na região”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Marco Aurélio Diniz.

Em 2018, o carro-chefe da produção agrícola nos Projetos Públicos de Irrigação administrados pela Codevasf continuou sendo a fruticultura irrigada, com destaque para a uva, a manga e a banana, principais culturas no vale do São Francisco, de acordo com o valor bruto de produção. A área cultivada no período foi de 98,4 mil hectares, beneficiando 11,3 mil produtores, a maioria produtores familiares, cerca de 10 mil.

A irrigação é um dos eixos prioritários de atuação da Codevasf visando ao desenvolvimento regional. Nessa área, os objetivos estratégicos da Companhia visam expandir a agricultura irrigada; aprimorar a eficiência da irrigação e implementar a gestão autossustentável nos projetos públicos irrigados localizados nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

A irrigação é um dos eixos prioritários de atuação da Codevasf visando ao desenvolvimento regional. Nessa área, os objetivos estratégicos da Companhia visam expandir a agricultura irrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *