Agricultura

Câmara Setorial do Milho reúne cadeia para formular novo programa de produção e qualidade

Um grupo de trabalho criado e coordenado pela Câmara Setorial do Milho deve formatar uma proposta de minuta para estabelecer um programa estadual de produção e qualidade do grão. A resolução de aglutinar sugestões e propostas para vencer os entraves do segmento foram discutidas em reunião da câmara, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com a participação de cerca de 50 profissionais do setor.

“A Secretaria da Agricultura tem como foco contribuir com o setor produtivo, criando mecanismos para fomentar a produção e promover o desenvolvimento do Estado”, disse o secretário Covatti Filho. Após aprovação na Câmara Setorial, a minuta será encaminhada para análise da Casa Civil e posterior decreto estadual.

“Queremos fortalecer o agronegócio, traçando linhas de ação prioritárias para o Estado, como é o caso do milho, já contemplado no Plano Plurianual”, destacou o diretor do Departamento de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural da Seapdr, Ivan Bonetti.

Os participantes da reunião da Câmara se dividiram em três grupos de trabalho, abordando questões de produção, qualidade e crédito e seguro. Entre os temas que tiveram maior destaque estão a baixa tecnologia de manejo, a necessidade de campanhas de orientação, seguro eficiente, necessidade de ampliação do Programa Troca-Troca de Sementes (executado pela Seapdr), linhas de financiamento para armazenagem, estocagem e comercialização do grão, preço mínimo nacional maior, ações para minimizar a oscilação no preço durante a safra, os problemas climáticos recorrentes, a importância de programas de irrigação, cuidados com as sementes tóxicas e com a contaminação com micotoxinas.

O diretor Bonetti informou também que, nos próximos encontros, deve ser debatida como se dará a eleição para a Câmara Setorial do Milho. A câmara passará a ser gerida por representantes da cadeia produtiva.

Dados da produção

No início da reunião da Câmara Setorial do Milho, o diretor técnico da Emater, conveniada da Seapdr, Alencar Rugeri, apresentou dados contextualizando a produção de milho no Estado. A área plantada aumentou 7,43% na safra 2018-2019 em relação à safra 2017-2018, chegando a 751,3 mil hectares. Em termos de expectativa de produção, houve avanço de 24,5%, com estimativa de 5,6 milhões de toneladas. Já na produtividade média, houve avanço de 15,9%, passando de 6.455 kg/hectare para 7.482 6.455 kg/hectare.

Foto: Fernando Dias/Seapdr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *