Agricultura

Cuidados com a poda podem evitar doenças nas plantas

O início do outono e a chegada do inverno marcam a melhor época para realizar a poda de suas plantas. A escolha desse momento é um dos diversos cuidados necessários para desenvolver essa tarefa. Para evitar doenças causadas por vírus, fungos e bactérias, por exemplo, é preciso atenção especial, inclusive, com as ferramentas utilizadas.

Algumas dessas doenças podem ser disseminadas durante a prática da poda. Isso ocorre através do contato da lâmina de corte de uma ferramenta com uma planta contaminada e, em seguida, com uma planta saudável.

Para evitar essa contaminação é necessário tomar alguns cuidados com os materiais utilizados. O primeiro deles é a higienização das ferramentas com amônia quaternária, água quente ou outros produtos comerciais amplamente utilizados.

Siga esse passo a passo para realizar uma poda perfeita e manter a planta saudável:

Mantenha as ferramentas afiadas – Ferramentas de poda (serrote, tesourão de duas mãos e tesoura) devem ser utilizadas em perfeito estado: limpas, lubrificadas e afiadas, para que tenham o melhor desempenho durante o uso e promovam cortes lisos.

Faça cortes lisos – Os cortes lisos facilitam a cicatrização da planta e minimizam a sua exposição à enfermidades.Para maior proteção após a poda da planta é recomendada a aplicação de produtos protetivos no corte, como pastas à base de sulfato de cobre, principalmente em ramos de maior diâmetro. Como em pessegueiros, kiwizeiros, laranjeiras, entre outras.

Importante lembrar que depois de usar as ferramentas, é fundamental lavá-las com água corrente e detergente, removendo toda a seiva, resíduos vegetais e os produtos de higienização. Por fim, seque-as e aplique uma fina camada de óleo em todas as partes metálicas. Com esses cuidados você estará contribuindo para o desenvolvimento saudável da planta e preservando suas ferramentas por muito mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *