Eventos

Fundação MT dá recomendações de manejo da adubação para soja e milho

Uma adubação adequada pode garantir a rentabilidade e sustentabilidade da atividade agrícola. Para evitar desperdícios e uma segura produção, produtor rural e equipe tem que atentarem-se ao planejamento agrícola, o qual deve considerar o histórico da área, a cultura, os preços e outros fatores que interferem direta e indiretamente a atividade.

De acordo com pesquisadores, é importante também fazer manejo responsável dos nutrientes das plantas nos sistemas de produção soja-milho. Em Mato Grosso é comum o cultivo de soja após o milho safrinha. E isso pode influenciar a adubação de soja. A adoção de estratégias de adubação para esse sistema de produção foi um dos assuntos do Fundação MT em Campo – 2° safra que aconteceu ontem, em Nova Mutum, e se repete dia 6 de junho em Sapezal.

Nesse evento foi mostrado várias opções de adubação envolvendo doses de cada nutriente para as culturas da soja e do milho safrinha e quanto de grãos tem produzido ao longo de seis anos em cada estratégia de adubação. “Mostramos os resultados de produtividades obtidos ao longo dos anos e o balanço de nutrientes para as opções de adubação. Tivemos caso de um balanço negativo, caso de um balanço neutro e caso de um balanço positivo”, afirmou Fábio Ono, pesquisador da Fundação de apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT.

Esses dados foram apresentados no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) Médio Norte, localizado na fazenda Três Irmãos em Nova Mutum. Na ocasião, os participantes puderam ver in loco o desenvolvimento do milho safrinha submetido aos diferentes níveis de adubação. Segundo, Francisco Cunha, consultor técnico, o público teve a oportunidade de obter informações dos resultados das safras anteriores e o comportamento das duas culturas para as diferentes situações de adubação, desde a falta total de fertilizantes fósforo (P) e potássio (K) até as doses mais altas, acima das necessidades recomendadas avaliando os resultados de produtividade.

“A novidade do Fundação MT em Campo – 2° safra 2019 foi a apresentação de um balanço nutricional do experimento em que pode-se discutir o resultado consolidado das seis safras de soja e cinco de milho, com avaliação da produção e financeira e quais as situações mais indicadas para o manejo da adubação de soja-milho”, destacou Cunha.

Além de mostrar esses dados, Fábio Ono e Francisco Cunha, partilharam recomendações técnicas a partir das pesquisas realizadas nesses seis anos no CAD Médio Norte. Conforme esses especialistas, adubações insuficientes levam a uma queda progressiva da produtividade e perda dos nutrientes já disponíveis em um solo já com bons índices de fertilidade e por outro lado, adubações acima da necessidade não proporcionam ganhos de rendimentos. Eles reforçam que não há receita de bolo quando se trata de adubação, por isso produtor e equipe tem que considerar os princípios da adubação equilibrada, o acompanhamento para a avaliação de resultados e a necessidade de monitoramento para se alcançar os resultados mais vantajosos.

Há muito fatores a serem considerados sobre o manejo da adubação. A começar pelo diagnóstico dos níveis disponíveis dos nutrientes no solo e o conhecimento do histórico de cultivo e de correções e ou adubações. “Se o solo é considerado de “fertilidade construída” e argiloso, as doses de nutrientes utilizadas podem ser a da exportação (adubar pensando na quantidade de nutrientes que serão exportadas via grão), porém, tem que pensar no sistema como o todo (nesse caso soja/milho safrinha) e não apenas adubar focando os nutrientes exportados apenas na cultura principal, pois ambas as culturas estarão exportando nutrientes e se o balanço for negativo, ao longo do tempo, ocorrerá perda de produtividade. Se ocorrer o inverso, adubações muito elevadas (acima da necessária), o resultado financeiro será negativo, pois as produtividades das culturas não são lineares com o aumento das doses de fertilizantes”, afirma Fábio Ono.

Além do manejo da adubação, o público recebeu informações sobre doenças, pragas, nematoides, variedades de algodão e híbridos de milho, arranjo espacial, dentre outros assuntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *