Agricultura

Conheça 5 benefícios que os fertilizantes com aminoácidos trazem para a produção agrícola

Seja no manejo de frutas ou hortaliças, a produção agrícola requer diferentes cuidados que variam de acordo com diversos fatores, como o tipo de cultura, as condições climáticas da região, relevo e dinâmica de pragas. Para ajudar o produtor a administrar o fornecimento de nutrientes de forma eficiente e equilibrada e reduzir os impactos negativos causados pelas condições ambientais desfavoráveis, o gerente de marketing da Divisão de Agronegócios da Ajinomoto do Brasil, Thiago Miqueleto, destaca cinco benefícios que os fertilizantes enriquecidos com aminoácidos podem trazer para a sua produção.

Maior resistência: A aplicação de aminoácidos pode ajudar as plantações a terem mais resistência em diversas situações. O aminoácido prolina, por exemplo, reduz os danos causados por condições adversas, como falta de água e temperaturas extremas, e permite que a planta tenha um melhor aproveitamento da água, aumentando a capacidade de proteção do vegetal. Além disso, o composto funciona como uma espécie de vacina, ajudando a planta a ficar mais preparada para enfrentar situações críticas. Esse aminoácido pode ser um grande aliado na gestão fisiológica e permite que os produtores alcancem novos patamares produtivos.

Produção sustentável: Os aminoácidos estão diretamente ligados à eficiência no uso de recursos naturais. No período de florada do café, por exemplo, é normal que alguns frutos se percam no processo de irrigação. O uso de aminoácidos pode aumentar em até 16% a retenção de flores e frutos durante esse processo. Ou seja, maior produção com a mesma quantidade de recursos hídricos.

Recuperação e eficiência: O período de pós-colheita de plantas perenes é considerado um dos mais desafiadores, pois as plantas ficam debilitadas com a retirada dos frutos e, posteriormente, com a realização da poda. Neste cenário, a aplicação de fertilizantes com arginina otimiza o acúmulo de energia, facilitando a recuperação e produção eficiente em novos ciclos da plantação: “Excelentes resultados foram obtidos nas culturas de uva, manga e café após o uso da arginina”, afirma Thiago.

Redução do ciclo: Em algumas plantações, como banana e manga, os aminoácidos permitem a colheita de frutos em menor intervalo de tempo entre as safras, resultando em economia e aumento na produção. Em algumas lavouras, também é possível reduzir as aplicações de defensivos com o uso de aminoácidos.

Captação de nutrientes: De forma geral, as plantas absorvem e aproveitam melhor os nutrientes, como Manganês, Zinco, Cálcio e Boro, quando eles estão ligados a aminoácidos. Isso é essencial para o bom desenvolvimento e sanidade da plantação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *