Pecuária

Conexão Leite, da CRV Lagoa, cresce 370% em dois anos de atuação

Há quase meia década atuando como conselheira confiável dos produtores brasileiros, a CRV Lagoa comemora os excelentes resultados do programa Conexão Leite, que atua na cadeia produtiva de leite, promovendo a integração entre os órgãos públicos e privados, levando sustentabilidade aos produtores e às indústrias de lácteos, assegurando os melhores meios para isso. Desde 2017, quando foi criado, os números não param de crescer. Inicialmente com três laticínios parceiros, agora conta com oito, distribuídos em seis estados de três regiões do país. A quantidade de leite captado teve um aumento de 257%, saindo de 420 mil kg/leite/dia para 1,5 milhão kg/leite/dia.

Os produtores envolvidos nos projetos em 2017 eram 110; agora, são 520, um aumento de 370%. O número de vacas também cresceu, saindo de 3.550 e chegando a 11.967 (237%), enquanto as doses de sêmen comercializadas saltaram de 8.900 em 2017 para 30.000 na atualidade. Criado pela CRV Lagoa, o Conexão Leite trabalha em parceria com o Programa Mais Leite Saudável, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que oferece incentivo aos produtores, onde os laticínios têm benefícios no recolhimento do PIS/COFINS, estimulando o setor lácteo a apoiar ações de assistência técnica rural.

O Mais Leite Saudável já beneficiou mais de 7.000 produtores no Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo, totalizando cerca de R$ 10 milhões em desonerações. A meta do MAPA é investir R$ 387 milhões até 2019, promovendo a ascensão social de 80 mil produtores e melhorando a competitividade do segmento. Além dos projetos de PIS e Confins do programa do MAPA, a CRV Lagoa trabalha com a modalidade de parceria estratégica com laticínios, proporcionando projetos técnicos direcionados ao fornecimento de assistência técnica voltada, prioritariamente, para a gestão da propriedade, implementando boas práticas agropecuárias e capacitando produtores rurais, além de criar e desenvolver atividades que promovam o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros e o desenvolvimento de programas específicos para promoção da educação sanitária na pecuária.

Um dos parceiros do Conexão Leite é o Laticínio Volpato, que atua há mais de 30 anos no mercado, localizado no município de Arapongas (PR). Sua demanda de 30 mil kg de leite por dia é suprida por fazendas em um raio de 200 km. A empresa produz leite pasteurizado, bebidas lácteas e queijos, entre outros itens. A propriedade é parceira da CRV Lagoa desde a sua fundação, com a utilização de inseminação artificial e melhoramento genético. Há cerca de 25 anos, quando interrompeu a produção de leite e se dedicou apenas à industrialização, mais de 90% de seu rebanho tinha genética da empresa.

Vanessa Volpato, diretora do grupo, explica que, ao receber a proposta para trabalhar com o Conexão Leite, lembrou-se de dos excelentes resultados que já tinham experimentado com a CRV Lagoa desde o início e, baseada nessa história de sucesso, resolveu oferecer o programa aos seus fornecedores de leite, já que o consumidor final seria o grande beneficiado. Vanessa conta que selecionou alguns produtores, que recebem a visita de um técnico da CRV Lagoa para fazer o acasalamento, visando o melhoramento genético de cada propriedade. “Nós acompanhamos esse trabalho e, em conjunto com a empresa, fornecemos sêmen e ministramos cursos com o objetivo de melhorar a qualidade do leite, manejo de ordenha e manejo de bezerras”, destaca.

A empresária ainda ressalta a importância dessa assessoria, salientando que os produtores estão satisfeitos com o projeto e com a linguagem utilizada nos cursos e treinamentos, pois sempre interagem e tiram dúvidas com os técnicos da CRV Lagoa. “A nossa expectativa para 2019 é alcançar um número maior de produtores e fidelizar os que já conhecem o trabalho e que já viram a importância do melhoramento genético, pois sabemos se o campo melhorar, teremos retorno em nosso negócio”, conclui.

Para Leonardo Maia, coordenador técnico Leite Corporativo da CRV Lagoa, o sucesso do Conexão Leite é resultado da expertise e da credibilidade da empresa. Hoje o programa é referência, respaldado por produtos e serviços reconhecidos, que permitem atender as necessidades dos produtores e da indústria. “Oferecemos treinamentos, eventos técnico-sociais e produtos nas áreas de melhoramento genético e boas práticas na produção de leite. Queremos que todos sejam reconhecidos individualmente, conectados e que possam prosperar nos anos seguintes”, finaliza Maia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *