Pecuária

O bom momento do Nelore Mocho

O uso da genética de animais Nelore Mocho vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) apontam para uma elevação de 42% nas vendas de sêmen entre 2014 e 2017, chegando a 253.312 doses vendidas em 2017. A comercialização de touros Nelore Mocho na porteira e nos leilões também segue aquecida. Na opinião do pecuarista Antônio Renato Prata, que é selecionador da raça há 57 anos, as vantagens proporcionadas pela ausência de chifre e as boas características produtivas levaram a esse interesse crescente pelo Nelore Mocho. “São animais precoces, férteis, rústicos, de bom ganho de peso e boa conformação frigorífica, mas com a vantagem de ocuparem menor espaço no cocho, reduzindo os riscos de lesões, e de serem manejados com maior segurança e facilidade. As fêmeas também são muito dóceis e de boa habilidade materna”, explica o proprietário da Prata Agropecuária, que seleciona a raça na Fazenda 2 Irmãos, em Tarabai/SP.

 

Na Prata Agropecuária, a seleção prioriza totalmente o caráter mocho, ou seja, somente touros sem chifre são usados nos acasalamentos. “É uma forma de mantermos a padronização racial do nosso rebanho. Trabalhamos com uma grande pressão de seleção, utilizando somente animais bem avaliados pelo PMGZ [Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos]. Outro cuidado que tomamos é evitar a consanguinidade”, esclarece o pecuarista.

 

O rebanho da Prata Agropecuária, cuja seleção começou em 1962, está entre os primeiros a ter animais inscritos no Registro Genealógico de Nelore Mocho da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). ​O rebanho é avaliado pelo PMGZ desde 1982. Entre as ferramentas de seleção utilizadas estão os relatórios de Eficiência Reprodutiva, o RDP (Relatório de Peso Calculado) e, também, o SIAG (Sistema de Avaliação Genética). De acordo com o técnico da ABCZ, Alisson Andrade de Oliveira, esses investimentos em melhoramento genético fizeram com que a seleção da Prata se destacasse no cenário nacional. “A oferta de touros melhoradores e com ótimas avaliações, principalmente para as DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) de crescimento, ou seja, DEPs de Peso à desmama (PD-ED), Peso ao Ano (PA-ED) e Peso ao Sobreano (PS-ED), todas de efeito direto, coloca a Prata Agropecuária na vanguarda do melhoramento genético da raça Nelore Mocho. Através dessa genética, além de aumentar a eficiência e a produtividade, com os animais escolhidos para continuarem no rebanho (Reserva e Reposição), a propriedade ainda consegue colocar no mercado excelentes produtos, que irão contribuir para a melhoria do rebanho nacional, tanto nos cruzamentos (industrial, por exemplo) quanto na obtenção de animais puros da raça Nelore Mocho”, assegura o técnico da ABCZ.

 

Desde a década de 1960, quando iniciaram os registros de Nelore Mocho na ABCZ, até os dias atuais, a entidade conta com mais de 830 mil animais Nelore Mocho com registro genealógico de nascimento, sendo o segundo maior entre todas as raças zebuínas. “Trata-se de um período ainda curto de seleção da raça, mas com resultados impressionantes para a pecuária brasileira. Como esse caráter é dominante [75% de chance de nascer mocho], a raça permite cruzamentos com o Nelore Padrão, obtendo ganhos genéticos para a criação de animais puros”, diz o proprietário da Prata Agropecuária.

 

Segundo ele, a qualidade dos animais Nelore Mocho tem sido determinante para elevar o número de rebanhos puros no Brasil. “Foi isso que me fez deixar de criar o Nelore Padrão para focar minha seleção apenas em animais Nelore Mocho. Hoje, o mocho é tão prestigiado quanto o padrão”, conta Prata. Juntos, Nelore Padrão e Nelore Mocho representam 80% do rebanho de corte do País.

One Response

  1. Tenho interesse em adquirir touros da raça NELORE MOCHO.
    Estou em Araxá Minas Gerais…quem vc poderia me indicar para adquirir esses animais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *