Pecuária

Saúde e bem-estar do gado ganham destaque na agenda sustentável da indústria da carne

A Bayer reuniu os maiores especialistas mundiais em saúde e manejo de gado de corte para compartilhar novidades em pesquisa e inovação em seu 2º Simpósio Internacional de Gado de Corte em Ribeirão Preto, Brasil, de 31 de março a 2 de abril.

 

Mais de 220 médicos veterinários, produtores de gado e outros importantes atores da cadeia, vindos de 14 países, participaram de discussões de interesse global sobre gestão de bovinos, além de ter acesso aos mais recentes estudos do setor. O simpósio de três dias teve uma agenda com enfoque científico, painéis de especialistas e um Dia de Campo na Fazenda Água Milagrosa, em Tabapuã (SP), para demonstração dos conceitos na prática.

 

Entre os painelistas estava o professor Brad White, da Universidade Estadual do Kansas, nos Estados Unidos, que discutiu a mitigação da doença respiratória bovina em rebanhos de cria. Ele acredita que otimizar o bem-estar e a saúde dos bezerros nessa primeira etapa da cadeia produtiva da carne é uma oportunidade para maximizar o potencial de vida do rebanho.

 

Outro palestrante, o professor Nick Jonsson, da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, abordou o impacto dos carrapatos e enfatizou a importância do controle efetivo por meio do uso adequado de acaricidas, programas de monitoramento e rotação.

 

O professor Welber Daniel Zanetti Lopes, da Universidade Federal de Goiás, Brasil, destacou a importância da coccidiose em bezerros de corte. Ele propôs que, no caso das fazendas endêmicas, o tratamento estratégico em bezerros com até 15 dias de idade ajuda a mitigar os efeitos adversos da doença.

 

O Simpósio de Gado de Corte foi também uma ocasião para reconhecer e celebrar o compromisso e a contribuição dos profissionais para o avanço do bem-estar animal. O vencedor brasileiro do concurso Bayer Care4Cattle, Professor Mateus Paranhos da Costa, esteve presente para compartilhar mais sobre seu trabalho na melhoria dos métodos de desmame para o bem-estar do gado.

 

A Bayer também lançou seu Beef Master Club, uma iniciativa criada para conectar a rede global de profissionais de gado de corte. A Dra. Almut Hoffmann, diretora de Marketing de Produtos para Animais de Produção da Bayer Animal Health, disse: “A colaboração e o intercâmbio são essenciais para impulsionar avanços contínuos no bem-estar e na saúde do gado, bem como na produção sustentável de carne bovina. Temos o prazer de cooperar ainda mais através da nossa nova iniciativa denominada Beef Master Club, que oferecerá aos profissionais de gado mais acesso à educação e à especialização científica, facilitando o intercâmbio dentro da cadeia de valor”.

 

No 2º Simpósio Internacional de Gado de Corte, a Bayer apresentou suas mais recentes ferramentas orientadas à prática de ajudar os profissionais a melhorar a saúde e o bem-estar dos bovinos. Essas incluem o i-COWNT BRD, uma ferramenta de comparação digital para diferentes antibióticos utilizados no tratamento da doença respiratória bovina; e o Virtual Farm, uma experiência educacional virtual sobre moscas, seu impacto no gado e a importância do controle parasitário customizado. Também foram apresentados programas de pecuária de precisão na América Latina – METRA e PRENA – que são projetados para ajudar os produtores de gado a mitigar os desafios das doenças respiratórias bovinas em toda a cadeia de produção de carne e aumentar a fertilidade bovina, respectivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *