Sustentabilidade

Legado das Águas e Canaoeste realizam Fórum de Soluções Agroambientais

Aconteceu hoje, 01 de abril a primeira edição do Fórum: “Soluções Agroambientais – O Futuro do Agronegócio Paulista”, organizado pela Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) em parceria com o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País.

 

A programação foi dividida em três painéis. O primeiro teve como tema “Compensação da Reserva Legal” e contou com apresentação de case sobre arrendamento de áreas de Reserva Legal do Legado das Águas, área de 31 mil hectares, conservada pela Votorantim S.A. desde a década de 40.

 

Os demais painéis abordaram os temas de tecnologias na agricultura e sustentabilidade. “Planejar a agricultura rentável exige muita técnica e esforço. As demandas legais estão cada vez mais exigentes e impactam na obtenção de crédito e na negociação das safras. Ampliar a visão para uma agricultura sustentável pode contribuir tanto na redução dos riscos, como facilitar o atendimento legal, assim como abrir novas oportunidades de negócios”, conta David Canassa, diretor da Reservas Votorantim e um dos palestrantes da mesa redonda sobre sustentabilidade.

 

O evento contou com a presença do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, dentre outras lideranças setoriais e empresariais. Além dos debates, o fórum trouxe o lançamento de soluções que auxiliarão os produtores rurais associados em questões importantes como a constituição da reserva legal e prevenção e combate mais ágil a incêndios criminosos.

Legado das Águas

 

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

 

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

 

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *