Eventos

Femec bate recorde de público e volume de negócios

A oitava edição da Femec encerrada na sexta-feira 29 de março, em Uberlândia-Mg, estabeleceu novas marcas para a maior feira do agronegócio de Minas Gerais. O número de expositores deste ano foi de mais de 140 empresas de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas que, juntas movimentaram cerca de R$ 320 milhões em 4 dias. O público visitante chegou à marca de 63 mil pessoas. Na programação de palestras, com 60 apresentações, 3,2 mil visitantes foram atendidos. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve no parque para o encerramento da Femec, onde foi recebido pelo presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Gustavo Galassi. A abertura da feira, realizada no dia 26 de março, contou com a presença do vice-governador de Minas, Paulo Brant e da secretária de Estado de Agropecuária, Ana Valentini e do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.

 

Durante a visita, Zema teve a oportunidade de conhecer as máquinas mais tecnológicas do mercado nacional. Em entrevista, o governador reforçou a importância de simplificar as burocracias do agronegócio. Uberlândia foi a terceira principal porta de saída da exportação mineira em 2018, com US$ 898,8 milhões, de acordo com informações da Agência Minas. “Fiz questão de vir aqui à feira de Uberlândia para demonstrar a relevância do agronegócio para o meu governo. Estamos fazendo o possível e o impossível para que o ambiente de negócios em Minas melhore”, disse Zema. O Governador também foi apresentado ao aplicativo Apporteira, ferramenta web criada para sindicatos da região que dará acesso ao produtor rural a um novo mundo digital e o conectará a serviços de segurança, comunicação, negócios e gestão, através de seu smartphone, tablet ou computador. A proposta da plataforma integrada de nome sugestivo Apporteira desenvolvida pelo Sindicato Rural de Uberlândia vai trazer, entre outros serviços um botão de pânico ligado ao sistema de segurança da Polícia Militar.

 

Ao final da Femec, Gustavo Galassi agradeceu a participação de expositores, visitantes e produtores rurais pela quebra de todos os recordes. “O sucesso de 2019 nos leva a uma responsabilidade ainda maior de, em 2020, fazer a maior Femec de todos os tempos”, disse.

 

A Femec teve ainda, no dia 26 de março, o primeiro Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio. Idealizado pelo coordenador geral da feira João Semenzin, o evento recebeu mais de 600 participantes que puderam acompanhar palestras riquíssimas como a da jornalista Kellen Severo, da professora da Universidade de Viçosa, Raquel Soares e de Janaína Marcia, da gerência nacional do Agrocaixa. O encontro teve também apresentação de cases como o das Mulheres de Chaves. Na avaliação do coordenador geral da Femec 2019, João Carlos Semenzin, a feira atingiu seus objetivos. “Alcançamos números fantásticos graças ao empenho de toda a equipe organizadora e confiança do produtor rural que encontrou na Femec realmente o que tem de melhor no mercado do agronegócio como máquinas, equipamentos e veículos de primeira linha”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *