Sustentabilidade

Escola Esfera e Corredor Ecológico discutem diretrizes sustentáveis da ONU

Já ouviu falar sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU? Sabia que esse documento está intimamente ligado ao nosso dia a dia? Uma ação conjunta entre o Corredor Ecológico e a Escola Esfera, neste sábado (30) em São José dos Campos, vai colocar em debate com a comunidade da cidade algumas das diretrizes dessa agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que aborda temas como gestão dos recursos hídricos, sustentabilidade e combate às mudanças climáticas.

 

O destaque da atividade entre as duas instituições será o plantio de 250 mudas nativas da Mata Atlântica na Chácara São José, zona norte da cidade. A ação faz parte do Family Day – atividade promovida pela Escola Esfera. A ação começa às 8h e vai reunir pais e alunos de todas as séries (de 2 a 14 anos) do colégio – que já é parceiro da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

 

As mudas que serão utilizadas foram doadas por pessoas físicas ao longo de 2018 por meio do Programa Arvorecer, mantido pelo Corredor Ecológico. A diretora da Escola Esfera, Andrea Andrade, afirma que a parceria é fundamental para que os estudantes possam experimentar as lições de sustentabilidade trabalhadas em sala de aula.

 

“Temos um compromisso com as diretrizes de desenvolvimento sustentável da ONU. A parceria com o Corredor Ecológico traz uma perspectiva muito interessante para o colégio. Principalmente por sermos uma escola internacional, é fundamental que a gente traga esse olhar para a nossa região antes de olharmos para o mundo”, comenta.

 

O Corredor Ecológico atua há 10 anos com o objetivo de conectar fragmentos isolados da Mata Atlântica, formando corredores ecológicos que possibilitam o fluxo natural da flora e fauna locais, a recuperação das nascentes e proporcionando um equilíbrio climático na região. A fazenda onde o evento será realizado, inclusive, faz parte desse caminho verde proposto pela organização.

 

Para Tatiana Motta, responsável pela área de articulação e mobilização do Corredor Ecológico, a parceria é importante para criar um relacionamento entre a comunidade escolar urbana e o meio rural, responsável por prover os recursos para que a vida na cidade possa acontecer tal como a conhecemos.

 

“Nós, que andamos bastante na zona rural e na zona urbana, percebemos que as crianças da cidade perderam essa conexão com o campo. Essas ações são importantes para que os alunos também se apropriem das questões ambientais e não as vejam como algo que está fora de sua realidade”, diz.

Novos horizontes

 

De acordo com a diretora do colégio, ao longo do ano as ações conjuntas entre Esfera e Corredor Ecológico serão constantes. A preferência, de acordo com ela, será pelas atividades que envolvam o aprendizado na prática.

 

“Quando você se envolve na prática, com o plantio ou a preservação de uma nascente, por exemplo, há uma conexão com a natureza, uma responsabilidade maior com nosso sustento”, afirma.

 

Já para Tatiana, a parceria evidencia a vocação do Corredor Ecológico ao diálogo com diferentes setores da comunidade, a fim de trocar experiências para promover ações sustentáveis.

 

“Preservamos essa característica em todos os lugares onde atuamos. Na prática do reflorestamento, não há uma fórmula pronta para que as coisas aconteçam. É nessa troca de experiências que conseguimos um trabalho mais efetivo”, afirma Tatiana. “Inclusive, um dos ODS que trabalhamos nesta ação é o de fortalecer parcerias para buscar o desenvolvimento sustentável”, completa.

 

Os outros ODS ligados à atividade são: saúde e bem-estar; educação de qualidade; água potável e saneamento; ação contra a mudança global do clima; e reflorestamento e uso sustentável dos ecossistemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *