Notícias

Jovem da Esalq participará do Ecosoc Youth Forum

Uma delegação da sociedade civil brasileira foi aprovada para participar do programa Diplomacia Civil no ECOSOC Youth Forum 2019, evento anual organizado pelas Organizações das Nações Unidas – ONU. O acontecimento, promovido pelo Instituto Global Attitude, levará Mariana Gomes Vicente, bacharel em Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), para Nova Iorque (EUA), entre 06 e 11 de abril de 2019.

 

Sediado em São Paulo, o Instituto Global Attitude é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que visa promover a cooperação internacional inspirando, capacitando e fortalecendo processos transformativos no Brasil e no mundo.

 

Mariana relata que seu interesse em participar do United Nations Economic and Social Council 2019 (ECOSOC) advém do seu perfil diplomático e história de vida que abrangem experiências de representação social, docência e pesquisa. A bacharelanda tem pesquisado formas de mitigação das mudanças climáticas globais e a formação de professores, além de coordenar cursinhos populares que buscam a democratização do ensino superior brasileiro. “Minha contribuição será trazer vivências de sala de aula, na perspectiva de educadora e pesquisadora da Educação, e representar o desenvolvimento da ciência brasileira por meio das minhas pesquisas sobre a importância ecológica mundial da Amazônia, ambos os tópicos primordiais na busca pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, declarou a acadêmica.

 

Os participantes do ECOSOC são envolvidos em sessões de brainstorming, painéis interativos e discussões com líderes mundiais. Além das sessões principais, uma série de eventos paralelos encorajam participantes a se engajarem com temas pertinentes e propiciam a oportunidade de interagirem com diversos grupos como conselhos, organizações e redes nacionais de juventude de todas as regiões do mundo. “O artigo que apresentarei no evento irá explorar a temática da Educação, pois esse é um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e é meu foco de formação acadêmica e de pesquisa. Meu trabalho atual trata do processo de construção da identidade e desenvolvimento profissional de professores e as políticas públicas possuem influência direta na perspectiva da formação e atuação desses profissionais”, ressaltou a bacharelanda.

 

Mariana recebeu a confirmação de sua participação em 22 de fevereiro de 2019. Foram mais de 100 inscrições em um processo extremamente competitivo de seleção. “Sou de Paulínia, tenho 25 anos, estudei a vida toda em escola pública. Fiz cursinho particular. Na época, eu trabalhava e com o dinheiro do trabalho, eu pagava o cursinho. Isso foi uma das experiências que me conduziram até aqui”, concluiu a pesquisadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *