Agricultura

Horta coletiva será ambiente de aprendizagem

A Escola Municipal Professora Lígia Magalhães, em Contagem, comemorou o início do ano letivo com a inauguração de um novo espaço de integração e aprendizagem: a horta coletiva de aproximadamente 100 metros quadrados será utilizada nas aulas de todas as séries, incluindo o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O evento, que também marcou o Dia Mundial da Água, contou ainda com uma palestra sobre consumo consciente, distribuição de brindes e a entrega da revitalização do jardim da escola. Todas as atividades foram viabilizadas pelo patrocínio da CNH Industrial, por meio da New Holland Construction.

 

No evento, os estudantes participaram do plantio de verduras, legumes e plantas medicinais. Durante o ano, cada turma será responsável por cultivar uma parte da horta e o espaço será usado para atividades multidisciplinares. Todos os produtos colhidos serão utilizados para a alimentação na escola. “Esse projeto foi muito legal! Nós aprendemos sobre as plantas e pudemos ajudar. A ideia da nossa turma é continuar cuidando da horta e poder tomar chá das ervas que a gente plantou”, conta a aluna do EJA, Maria Sueli.

 

A analista ambiental da CNH Industrial, Milena Prata do Nascimento Vieira, explica que a programação educativa teve o objetivo levar informações sobre consumo consciente de recursos naturais para que os estudantes atuem como multiplicadores em casa e na comunidade. A parceria da CNH Industrial com a instituição de ensino existe desde 2011 e, neste período, várias atividades foram realizadas.

 

“Nessa ação, além da conscientização, contribuímos para gerar a sensação de pertencimento por meio de ações de sustentabilidade e levar esse, que é um valor nosso, para a comunidade onde a nossa planta está inserida. Distribuímos copos retráteis para substituir os descartáveis, fizemos juntos o plantio das sementes de couve, alface, inhame, mandioca, entre outros, contratamos uma empresa para fazer o tratamento do solo e estamos repaginando os jardins da escola para que seja um ambiente ainda mais florido, alegre e agradável.”

 

Suzamara é mãe de duas alunas da escola e participou das atividades. “Adorei e minhas filhas também. Agora a comunidade precisa cuidar né? Tomara que todo mundo ajude a manter, porque ficou muito bonito!”, observa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *