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Show Rural fecha a edição com bons números e clima otimista

Show Rural 2019 registra grande movimentação e resultados apontam o termômetro para o mercado no ano.

A cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, mais uma vez recebeu o Show Rural Coopavel, evento que abre o circuito das grandes feiras do agronegócio. E sua 31ª edição foi considerada um sucesso por seus organizadores, e marcas que lá estiveram expondo seus produtos. Neste ano, o público visitante registrado ficou na casa das 288.802 pessoas e a movimentação financeira chegou a R$ 2,2 bilhões. Os números são recorde para uma única edição da feira, que reuniu 520 expositores. Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, diz que tais dados representam o bom momento brasileiro, de retomada da confiança no governo e no futuro do País. “Estamos muito felizes e somos gratos a todos que contribuíram para tornar esse evento possível”.

“Estamos muito felizes e somos gratos a todos que contribuíram para tornar esse evento possível”, diz Dilvo Grolli, presidente da COOPAVEL.

Em cima disso, e aproveitando o bom humor do mercado, após comprar a Monsanto, a Bayer aproveitou o Show Rural para apresentar as novas diretrizes da empresa. Com portfólio integrado, as perspectivas da companhia vão de encontro com o positivismo em que se encontra o agro brasileiro. Márcio Santos, diretor comercial da Bayer comenta que este novo passo é importante pensando no futuro, e a feira por ser um dos principais eventos do setor, foi o cenário ideal para apresentar ao público estas di-retrizes. “Estamos falando de soja, de soluções em defensivos, agricultura digital e tudo mais que podemos oferecer ao produtor”.

O diretor conta que a visão que enxerga para o que vem pela frente é de uma empresa capaz de investir em tecnologia e inovação, com a missão de trazer mais sustentabilidade e ajudar o produtor brasileiro a produzir mais, numa área em que ele possa aproveitar cada hectare. “Queremos fazer isso através da agricultura digital, mudando o patamar desse nosso segmento. Temos que inovar com sustentabilidade e transformação digital, fazendo isso com responsabilidade”, declara. Isso se deve ao tamanho do investimento feito, cerca de 2,4 bilhões de euros por ano, o que, segundo ele, representa 1/4 do que o setor investe.

Para o produtor que tem duvidas sobre como funcionará a questão dos produtos agora com essa junção definitiva, o executivo diz que os pontos de vendas continuarão os mesmos. “Todos pontos de contatos seguem iguais. Nosso compromisso é fazer a transição interna, sem que os clientes percebam. A nossa rede de distribuidores continua pronta para atendê-los e assim, com serenidade faremos essa mudança dentro da companhia”.

Também forte atuante na área de defensivos, a Corteva preparou um espaço altamente tecnológico para que os público do evento pudesse visitar e conhecer a tecnologia Enlist. Os visitantes eram convidados a fazer um tour no qual entenderam o que é Enlist e como cultivar o futuro por meio dessa evolução.

Diego Rorato é da área de marketing Enlist para o Sul do Brasil, São Paulo e Paraguai, e conta que está é a evolução do manejo de plantas daninhas nas culturas de soja e milho, com aplicação de 2,4-D, glifosato e glufosinato em pós-emergência da soja, para manejar as daninhas que têm grande dificuldade de controle, e maximizar o potencial produtivo de cada propriedade. “A tecnologia irá ajudar o produtor no manejo permitindo que a plantação desempenhe seu máximo ao final da colheita, além de auxiliar em relação a matocompetição, e na eliminação das daninhas”,
declara.

Para expor os detalhes de seu portfólio, a Syngenta optou por explorar o conceito de futuro, assim os visitantes da feira tiveram a oportunidade de vivenciar de perto as experiências interativas propostas no estande da marca, através da plataforma Fazenda do Futuro.

Renata Moya, gerente de comunicação mercadológica da Syngenta diz que a empresa está levando para o mercado o “Experimente o futuro com a Syngenta hoje”, onde mostram aos produtores que a companhia possui tecnologia e pacote de produtos completo. “Isso é algo que o produtor pensa estar longe de acontecer, mas conseguimos viabilizar já no presente. Estamos falando de portfólio completo, feito de tecnologias, defensivos, sementes e agricultura digital”, diz Renata. Segundo ela, é isso que a empresa quer levar em suas interações no campo, proporcionando experiências ao produtor. “Qual-quer coisa que realizamos visa que o nosso cliente tenha uma novidade a sua disposição para utilizar na agricultura e fazer com que sua produção evolua cada
vez mais”.

Máquinas vão bem

Um dos setores que mais se destacam no Show Rural, o de máquinas agrícolas contou com a presença das principais marcas do mercado, apresentando o que há de mais novo em tecnologia para os clientes do campo. Nesse embalo, a Jacto lançou um pulverizador com carregamento eletrostático das gotas e assistência de ar. Trata-se do Uniport 3030 EletroVortex, que permite que o defensivo atinja as partes mais inferiores das culturas, melhorando a deposição tanto na parte superior, quanto na inferior das folhas.

Paulo Guirao, gerente de produtos da marca, diz que eletrovortex é a junção de outras duas tecnologias de aplicação que trabalham integradas por assistência de ar vortex, que o agricultor já conhece. “Com carregamento eletrostático das gotas temos um bocal perto do bico, alimentado com uma alta voltagem. Ele fica carregado com cargas positivas, e então nessa região atrai-se cargas negativas e, no momento em que a gota de pulverização passa pelo bico, ela sairá com as cargas negativas. Aí é que o vortex entra em ação, levando essa gota para dentro da cultura, fazendo a pulverização chegar nas partes inferiores das culturas, como o baixeiro, por exemplo”, explica.

Dessa maneira, como a cultura vai estar carregada eletrostaticamente, ela vai ser atraída por todas as partes da planta, incluindo a face inferior das folhas, então a tecnologia melhora a deposição e aplicação como um todo.

Entre os benefícios que o produ-tor pode ter com este maquinário, destaca-se o rendimento operacional do pulverizador. “Como há uma barreira de proteção para as gotas contra a deriva, ele fica menos suscetível a paradas devido a inversão térmica ou vento mais forte”, declara Guirao. Com isso, a máquina trabalha mais horas dentro de um dia, e com taxas de aplicação menores, resultando menos paradas para abstecer. “Isso significa maior tempo de operação no campo, o que resulta em até 35% a mais do que o convencional”.

Com investimentos e tecnologia de ponta, a Massey Ferguson levou para a feira o MF 9330, pulverizador que garante máxima qualidade na aplicação com alta potência e robustez. O supervisor de marketing da companhia, Fernando Petroli, diz que o intuito no desenvolvimento desse projeto foi entregar uma barra nova que faça o trabalho o mais próximo do perfeito para o produtor. “Buscamos encontrar a melhor estabilidade de barra possível, depositando a gota no alvo e sempre mantendo a distância entre o bico e planta o mais uniforme possível”. Segundo ele, com isso a gota chega melhor na planta, melhorando a disposição e sem falhas de aplicação. O 9330 traz um pacote tecnológico para a agricultura de precisão e um controle central desenvolvido em parceria com um fornecedor da Massey. “Todo quadro central da máquina gira em até 16 graus, então além das barras levantarem, o produtor consegue manter a precisão com a distância entre o bico e a planta, melhorando a performance”, declara Petroli.

Show Rural pecuário

Também presente no evento, o setor da pecuária aproveitou a feira para mostrar suas novidades aos visitantes. Os suplementos nutricionais tecnológicos da DSM Tortuga, por exemplo, destacaram as linhas que agregam as tecnologias Crina e RumiStar aos minerais da companhia, gerando produtividade aos bovinos de corte e leite do País.

Edgar Moser Neto, supervisor de vendas da DSM Tortuga, diz que eventos como este são importantes para divulgar tecnologias, mostrando as novidades, com o intuito de aumentar a produtividade do pecuarista dentro da fazenda. “Seja em leite ou corte, trazemos nossos minerais com pacote tecnológico de alto nível, para buscar altas produtividades em confinamento”, declara.

Setor financeiro animado

Sempre presente na vida do produtor, oferecendo linha de créditos e serviços financeiros, o Bradesco é figurinha carimbada em feiras,
como a Coopavel. E Roberto França, diretor de agro da instituição, diz que para o Show Rural o banco sempre leva linha completa de produtos e financiamentos para atender as necessidades em relação a máquinas e equipamentos, por exemplo. “Nossa equipe contou com quase 50 pessoas na feira, buscando viabilizar o financiamento para produtores de todos os tamanhos”.

Para França, atuar no segmento que mais cresce no País é uma grande oportunidade, pois o Bradesco tem sua origem no agro. “Possuímos uma estrutura completa em desenvolver produtos e serviços para este setor, além de estreitar nosso relacionamento, fazendo com que o cliente e a indústria rural cresçam e assim, possam financiar seu maquinário”.

Texto: Bruno Zanholo • Fotos: Davi Canto e Mickael Allan

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