Eventos

UPF dissemina tecnologia de ponta na Expodireto 2019

A inserção em uma região com agricultura e agronegócio promissores e a qualidade na formação de profissionais nessa área do conhecimento tornam a Universidade de Passo Fundo (UPF) reconhecida pela tradição no ensino de ciências agrárias. Para disponibilizar os produtos, os serviços e as pesquisas que contribuem com o desenvolvimento da produção agrícola, a UPF estará presente na Expodireto Cotrijal 2019, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, com alcance internacional. O evento acontece de 11 a 15 de março, em Não-Me-Toque.

A UPF é parceira da Expodireto desde a primeira edição e, a cada participação, oportuniza para o público visitante acesso a tecnologias diversas e ao que há de mais novo em pesquisas e inovação. No estande institucional da Universidade, estarão disponíveis informações sobre diferentes cursos de graduação e pós-graduação, serviços, setores e laboratórios. Entre os setores representados na Feira, estarão o Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) e o Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle), com novidades em análise de leite, e o Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Sanidade Animal, também com informações sobre os serviços oferecidos pelo espaço. Além desses, estarão presentes os laboratórios de Diagnóstico de Mormo; de Solos; de Sementes e de Aveia. O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e o Serpentário terão participação, com exposições e informações ao público.

Novos exames para análise leiteira

A fim de melhorar os índices reprodutivos, o Sarle amplia seu portfólio com novidades em análise de leite e apresenta a novidade na Expodireto 2019. A iniciativa é pioneira no Rio Grande do Sul e o Sarle é o primeiro laboratório do estado a oferecer o serviço que detecta a prenhez bovina utilizando amostras de leite e antecipando o diagnóstico para 28 dias de gestação. Atualmente, o diagnóstico é realizado aos 42 dias de gestação por meio de exame ultrassonográfico ou aos 60 dias de gestação através da palpação transretal realizada pelo médico veterinário.

A análise utiliza o leite como ferramenta diagnóstica e as amostras podem ser coletadas pelo próprio fazendeiro, dispensando manejos adicionais do rebanho. O exame detecta uma glicoproteína fetal no leite, que é liberada pela vaca gestante a partir do 28º dia de gestação. O benefício do diagnóstico precoce de gestação é identificar vacas não gestantes e imediatamente realizar avaliação veterinária para tomar medidas cabíveis no intuito de minimizar perdas econômicas.

Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Sanidade Animal

Durante a Expodireto, a UPF terá a apresentação oficial dos serviços disponibilizados pelo Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Sanidade Animal (CDSA), que possibilita aos produtores e às agroindústrias aporte tecnológico para o desenvolvimento da produção. No espaço, são realizadas análises, atendendo às demandas do Programa Nacional de Sanidade Avícola, do Programa Nacional de Sanidade Suídea e do Programa Nacional de Controle de Erradicação de Tuberculose e Brucelose.

A criação do Centro de Diagnóstico, em 2017, foi encaminhada por meio de um projeto para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi contemplada com recursos de R$ 655 mil para investimentos em equipamentos para realizar os ensaios. O laboratório está implantado junto ao Módulo II do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPFParque).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *