Agricultura Tecnologia

Tecnologia no monitoramento do sistema de irrigação

Tem sido grande nos últimos anos a demanda dos produtores gaúchos por pivôs de irrigação. De 2008 para cá, houve um aumento de 75% no uso da técnica atingindo a marca de 175 mil hectares. Das lavouras com essa tecnologia no Rio Grande do Sul, a maioria é de milho, seguido pela soja, arroz e pastagens.

A Lindsay América do Sul anuncia o lançamento de novas tecnologias para o FieldNET. Esta, que é uma ferramenta de gerenciamento sem fio totalmente integrada e agora ganha um suporte de decisão adicional: o FieldNET Advisor ™.

A tecnologia é uma solução de irrigação inteligente que proporciona ao produtor o suporte necessário para acabar com as dúvidas na hora de irrigar e assim tomar decisões de manejo da irrigação com mais confiança. Em um único mapa ou exibição em lista, é possível visualizar as informações mais importantes de todas as áreas irrigadas, incluindo o esgotamento de água do solo, recomendação da próxima data de início da irrigação e lâmina a aplicar para evitar o estresse hídrico da cultura. Basta o produtor colocar o cronograma e as recomendações em ação com um simples toque de botão em um smartphone, tablet ou computador.

De acordo com Bruno Leite Teixeira Perroni, gerente de tecnologia da Lindsay, o FieldNET Advisor, simplificou a vida do produtor, pois reuniu mais de 40 anos de pesquisas acadêmicas, precisão de clima e solo, como a já conhecida tecnologia do FieldNET para gerenciar os pivôs. “Isso tudo parece complexo, mas não é. Hoje, para irrigar com confiança, é preciso somente uma plataforma ou aplicativo, o FieldNET. Ele envia as recomendações de irrigação e ainda programa automaticamente o pivô. O produtor precisa apenas aplicar o plano, e claro, tudo em uma mesma tela”, destaca.

Outro grande diferencial do FieldNET Advisor, é a preocupação com a água. Segundo o gerente de tecnologia, a ideia é aplicar realmente o necessário, permitindo que as plantas se desenvolvam sem entrar em estresse hídrico, atingindo o máximo do seu potencial produtivo. Mas, isso tudo, como foco em reduzir os custos com energia, e claro deslocamentos ao campo.

Clientes que já utilizam a ferramenta e seguem as recomendações, conseguiram aumentar a produção, e mais importante que isso, reduziram o consumo de água. “Temos casos com economia de 40%, claro que depende da forma que o produtor irriga. Porém, na média, a economia tem sido entre 15 a 20%, isso significa redução de água, energia e maior retorno financeiro ao produtor”, diz o profissional.

Com o FieldNET Advisor, o produtor também economiza tempo, pois a tecnologia fornece as recomendações e alertas do manejo de irrigação mais rápidos e mais fáceis de entender. “Com certeza o FieldNET Advisor é um grande diferencial da empresa. Nossa ideia é mostrar como é simples tomar boas decisões de irrigação e executá-las, sem sair da mesma tela. A Lindsay simplificou a vida do produtor, e é isso que vamos mostrar na feira”, destaca o gerente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *