Agricultura

Brasil será maior produtor mundial de soja em 2020

O conflito comercial entre Estados Unidos e China tem o Brasil como principal vencedor. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as lavouras norte-americanas de soja foram reduzidas em 5% em comparação ao último ciclo, marcando 1,7 milhão de hectares plantados. O resultado americano coloca a produção brasileira como líder mundial já no ciclo 2019-2020, com 130 milhões de toneladas contra 128 milhões de toneladas. Esse foi um dos temas abordados na 95ª edição do Agricultural Outlook Forum, que aconteceu nos 21 e 22 de fevereiro na cidade de Arlington, estado da Virgínia (EUA).

Sem negociação com os Estados Unidos, a China buscou no Brasil seu principal fornecedor de soja. Somente em 2018, os chineses importaram 69 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Esse montante equivale a 84% da produção nacional dessa cultura, registrada em 83,6 milhões de toneladas neste ciclo.

“Para os norte-americanos, os prejuízos com esse conflito devem ficar na casa de US$ 7,9 bilhões. A expectativa é que o país aposte ainda mais no cultivo de milho, que vem registrando altas consecutivas em seu preço, devendo crescer cinco centavos por bushel nesta próxima safra. Com isso, a área cultivada dessa cultura deve crescer 3,3%, chegando a 37,2 milhões de hectares”, explica o coordenador da Expedição Safra e gerente do núcleo de agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.

Ainda segundo Ferreira, o Brasil não pode se acomodar com esse cenário comercial. Com a volatilidade dos acordos chineses, concentrar quase toda sua produção em um único exportador pode trazer sérios prejuízos ao setor. “É importante que nossas exportações sejam diversificadas. Neste ano a China sobretaxou o frango brasileiro, por exemplo. Buscar acordos com novos centros como a União Europeia é fundamental para a estabilidade da produção nacional dessa cultura”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *