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Excelência reconhecida

Fazer produtos que atendam as necessidades do homem do campo e ganhar a sua confiança não é uma tarefa fácil. A pesquisa TopList 2018 mostra quem atingiu plenamente este objetivo e conquistou a preferência de agricultores e pecuaristas. Algumas novidades marcaram a nova edição da pesquisa realizada há 18 anos pela Revista Rural.

  • Fertilizantes: HERINGER (7%)
  • Fungicida: ELATUS (9%)
  • Herbicida: ROUNDUP (16%)
  • Nematicida: AVICTA (12%)
  • Sementes: PIONNER (9%)
  • Tratam. sementes: FORTENZA DUO (10%)
  • Inseticida: ENGEO (8%)
  • Sementes p/ pastagem: MATSUDA (44%)
  • Defensivos p/ pastagem: CORTEVA (39%)
  • Irrigação: NETAFIM (8%)
  • Plantadeira: JUMIL (11%)
  • Trator: MASSEY (38%)
  • Colheitadeira: MASSEY (9%)
  • Colhedora de cana: CASE (12%)
  • Enfardadeira: NOGUEIRA (9%)
  • Colhedora forragem: NOGUEIRA (10%)
  • Moto-serra: STIHL (24%)
  • Roçadeira: STIHL (9%)
  • Silo: KEPLER WEBER (19%)
  • Balança: COIMMA (31%)
  • Tronco: COIMMA (27%)
  • Ordenhadeira: DELAVAL (12%)
  • Arames: GERDAU (31%)
  • Brinco: ALLFLEX (7%)
  • Ração: GUABI (9%)
  • Sal mineral: TORTUGA (26%)
  • Inseminação: CRV LAGOA (22%)
  • Carrapaticida: BUTOX (11%)
  • Vermífugo: DECTOMAX (21%)
  • Anti mosca dos chifres: BUTOX (13%)
  • Vacinas para aftosa: AFTOBOV (13%)
  • Vacinas: ZOETIS (22%)
  • Vacinas reprodutivas/: CATTLEMASTER (11%)
  • Hormônios para IATF: CIDR (10%)
  • Anti-mastítico: BOVIGAM (21%)
  • Estimulador de cio: CIOSIN (12%)
  • Antibiótico: MSD (17%)
  • Crédito rural: BANCO DO BRASIL (35%)
  • Banco privado: BRADESCO (39%)
  • Picapes: HILUX (31%)
  • Caminhões leves: FORD (13%)
  • Caminhões: MERCEDES (14%)
  • Pneus agrícolas: GOODYEAR (13%)
  • Motobomba: HONDA (8%)

Trabalhar durante o ano todo para entregar resultados que gerem lucratividade para o produtor rural, e assim, estar na preferência dele. É dessa maneira que as empresas do agro têm agido ano após ano, afim de fidelizar seus nomes no cenário agropecuário nacional. Em cima disso, a Revista Rural pela 18ª vez promoveu a pesquisa Top List, que visa premiar as marcas mais queridas pelo público do agro brasileiro. Neste ano, 456 pessoas participaram do questionário, sendo 36% do Sudeste, 32% Centro-Oeste, 21% Sul e 11% Norte e Nordeste. A edição de 2018 contou com algumas novidades entre os premiados, ou seja, empresas que pela primeira vez se sagraram campeãs na premiação. A Heringer é um exemplo disso, a marca foi a mais escolhida na categoria Fertilizantes, com 7%. Já a Jumil, outra vencedora de primeira viagem, ganhou em Plantadeira (11%).

Também desfrutando desta sensação, a Mercedes-Benz levou a categoria Caminhões, com 14% da preferência do leitor, e Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing caminhões da marca no Brasil, diz que é motivo de orgulho receber essa premiação. “Conquistar a preferência dos leitores de uma publicação especializada torna esse prêmio ainda mais relevante”, declara. Para ele, a escolha do público tem um significado importante pois atesta que a companhia efetivamente está entregando o que promete a quem produz e transporta as riquezas do campo. “Isso se materializa com a oferta de um amplo portfólio de caminhões, dos leves aos extra-pesados, das famílias Accelo, Atego, Axor e Actros, para as mais variadas atividades rurais, do pequeno ao grande produtor”, diz. Outra que pela primeira vez aparece entre as preferidas do público é a Netafim, que venceu na categoria Irrigação (8%). Carlos Sanches, gerente de marketing da empresa comenta que estre prêmio serve como uma resposta positiva de todos os esforços e investimentos que estão fazendo, visando ajudar os produtores a produzirem mais com menos. “É uma imensa satisfação sermos reconhecidos pelo público, pois nosso maior objetivo é ser um verdadeiro parceiro de nossos clientes, oferecendo as melhores soluções e serviços para proporcionar maior rentabilidade, sustentabilidade e qualidade de vida aos agricultores”.

A categoria de Pneus Agrícolas pela primeira vez foi conquistada pela Goodyear. A empresa conquistou 13% da preferência do público da Rural, e em cima disso, Luiz Marthe, diretor de vendas e marketing América Latina da Titan conta que a empresa tem como o mercado demanda atualmente”, diz. Para seguir os caminhos dos tratores, e quem sabe criar uma longa relação com a vitória em colheitadeiras, Latorre comenta que é preciso seguir com o trabalho de desenvolvimento dos produtos baseado nas necessidades dos clientes, trazendo inovações que sejam desenvolvidas para o mercado brasileiro. “Também temos que trabalhar cada vez mais a excelência do pós-venda que atende o cliente, garantindo que a máquina tenha maior produtividade sem paradas na safra”, diz.

Mais qualidade, maior produtividade

Para ser a preferida entre o público do agro, as empresas cada vez mais buscam por melhoria da qualidade de seus produtos. É dessa forma que estes irão gerar mais lucratividade na vida do produtor, que é na verdade o grande objetivo de todos eles no dia a dia rural, seja na plantação, na estra-da ou no pasto. A Toyota, por exemplo, conquistou mais uma vez a categoria Picapes, com sua Hillux com 31% na pesquisa. Já a vencedora nas categorias Tronco (27%) e Balança (31%), a Coimma busca utilizar matérias primas de qualidade que são pensadas e projetadas para resistir aos trabalhos no curral. “Ao longo dos anos, mantendo o foco em boas matérias-primas, passamos a desenvolver novos processos produtivos e produtos que atendem às necessidades da pecuária moderna”, declara José Otacílio da Silveira, diretor comercial da empresa. Segundo ele, a companhia busca mexer diretamente na vida do produtor através de soluções em pesagem e manejo.

Com as balanças, a Coimma oferece o dado principal de que produz carne, que é peso. Com isso o pecuarista pode gerenciar o seu rebanho sabendo quanto de peso o gado está ganhando e qual é o ponto ótimo de abate. Já sobre o manejo, são oferecidos troncos de contenção, que são equipamentos utilizados para imobilizar o animal para que os procedimentos zootécnicos e veterinários sejam feitos com segurança e rapidez. “Em 2016 apresentamos o Megatron, um tronco de contenção hidráulico, cujo principal benefício é o ganho de produtividade no manejo”, declara. Em pesquisas recentes, constatou-se que 45% dos clientes de Megatron tiveram um aumento superior a 50% em sua produtividade (número de animais manejados por dia), tudo isso com redução de mão-de-obra, ou seja, aumento da lucratividade do produtor.

Em 2017, a empresa apresentou ao mercado a BalPass, um sistema de autopesagem desenvolvido em parceria com a Embrapa Gado de Corte que consiste em um equipamento insta-lado no caminho do bebedouro que pesa e identifica os animais em seu habitat, sem a necessidade de leva-los até o curral. “Os animais que geralmente são pesados algumas poucas vezes em sua vida, passarão a ser pesados algumas vezes por dia. Gerando um volume muito maior de dados para que o produtor possa tomar decisões muito mais assertivas em um tempo muito mais rápido”. Todos esses dados são gerados pela balança, enviados e processados na nuvem e o criador visualiza as informações via internet em qualquer lugar. “Tudo isso gera maiores ganhos para os pecuaristas, e nos ajuda a ser uma marca preferida entre eles, como o Top List mais uma vez aponta”, comenta Silveira.

Na categoria Silos, a grande escolhida pelos leitores da Rural foi a Kepler Weber, e João Tadeu Franco Vino, superintendente comercial da empresa, comenta que a marca tem engenhei-ros especializados em cada segmento de produtos e em conjunto com as áreas de marketing e comercial busca se atualizar sobre o que há de mais moderno no mundo para oferecer ao mercado produtos de vanguarda de acordo com a necessidade de nossos clientes. “A armazenagem na fazenda sempre trará resultado ao produtor, que após fazer todo o planejamento e execução de sua safra terá o produto a sua disposição para comercializar a preço de lotes na época mais oportuna, o que gera um ganho em torno de 10% sobre o valor do produto com preço de balcão”, declara.

O superintendente diz que além desta diferença de preços há outras vantagens que de maneira direta interferem positivamente na vida do produtor. Entre elas está a programação da colheita com o uso otimizado das colheitadeiras, que entram no campo mais cedo e podem sair mais tarde, ou então a necessidade de menos caminhões durante a colheita pois os caminhões descarregam na sua moega e não ficam presos em filas. “Muitos clientes notam que há redução dos custos de frete entre a propriedade e o armazenador, permitindo o transporte fora do preço elevado do pico da safra. Além disso, eles aproveitam os resíduos, que são descontados na entrega ao armazenador, na alimentação de animais”, diz Vino.

Juliano Sabella, diretor de marketing ruminantes Brasil da DSM, comenta que desde sua origem, a marca Tortuga, vencedora da categoria Sal Mineral (26%), tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. “Realizamos experimentos em universidades brasileiras e no nosso Centro de Inovação e Ciência Aplicada de Ruminantes. No âmbito internacional, nossa equipe de técnicos também continua desenvolvendo pesquisas para aumentar a produtividade animal de forma sustentável, em linha com as novas demandas do consumidor e com a filosofia da DSM”, declara.

Sabella diz que a companhia tem trabalhado de forma intensa os benefícios nutricionais da linha Fosbovi Confinamento com Crina e RumiStar, e dessa forma mudado a vida do produtor rural. “Por meio do Tour DSM de Confinamento, que este ano está na quarta edição, a avaliação de técnicos comprovou que os produtos da linha contribuíram para a produção de animais bem-acabados, com melhor conformação de carcaça e mais pesados, com ganho adicional de, no mínimo, uma arroba a mais por bovino durante o ciclo de confinamento”, diz. Já quanto ao Retorno sobre Investimento (ROI) do confinamento foi um dos fatores do Tour analisados pela equipe do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e teve um índice altamente positivo.

A categoria Banco Privado foi mais uma vez conquistada pelo Bradesco. Neste ano 39% das pessoas escolheram a marca como sua preferida, e Leandro Diniz, diretor de empréstimos e financiamentos da instituição, comenta que isso se dá pois se destacam pela sua capilaridade de agências e pela vocação no campo. “Oferecemos ao produtor rural a mais completa solução de produtos e serviços direcionados ao agronegócio, com destaque as linhas de repasse do BNDES e o Crédito Rural para custeio, investimento e comercialização”, declara. Além disso, o banco é o único a possuir um site exclusivo para o agro (bradescoagronegocio.com.br), sem contar aplicativo com produtos, serviços e dicas direcionadas ao setor. “Para nos mantermos próximos ao produtor rural, inauguramos recentemente as Plataformas do Agronegócio, que se trata de estruturas físicas regionalizadas com especialistas no setor e que tem como objetivo prestar consultoria e dar apoio aos nossos clientes”.

O executivo comenta que para intensificar ainda mais a identidade da em-presa com o empresário do campo, foram selecionadas regiões de destaque do agronegócio e realizado investimentos na ambientação de 200 agências agro, promovendo um espaço físico mais integrado a esse público. “Atuamos focados em oferecer o que há de melhor em produtos e serviços ao empresário do campo, aliado a obstinação por entender cada novo negócio que surge, cada nova demanda que se apresenta, nos desafiando a atualizar e dinamizar nossa prateleira para oferecer comodidade e conveniência aos clientes”, declara Diniz. Além disso, visando o benefício e melhoria direta na vida do produtor, o banco tem investido em novas soluções. Um exemplo disso é o inovaBra habitat, um novo conceito de espaço de trabalho que propõe um processo de inovação colaborativa, onde são compartilhadas ideias, possibilidades, novas oportunidades, dentre outras. “As startups mais inovadoras do setor, conhecidas como ‘agrotechs’, tem a oportunidade de conhecer as demandas das grandes empresas e apresentar as principais tecnologias disruptivas da atualidade”. Assim sendo, como consequência, abre-se a possibilidade de desenvolver projetos que aumentem o ganho na produtividade nas atividades agrícola e pecuária.

Antimastítico teve como sua marca preferida mais uma vez a Bayer Saúde Animal, com Bovigam (21%), e Saul Hatem, gerente de produto pecuária de leite da companhia comenta que é preciso ir em busca da melhora da qualidade de seus produtos, pois atua em um mercado bastante competitivo com diversos players que fazem um bom trabalho. “Tentamos nos diferenciar através de uma entrega completa de soluções, agregando aos nossos produtos, além de serviços, um atendimento de qualidade”, declara. Hatem diz que a empresa tem em sua es-sência a pesquisa, o que os faz buscar sempre soluções inovadoras em prol da saúde e bem-estar animal. Dessa maneira, a Bayer tem em seu portfólio uma opção para cada um dos principais desafios do dia-a-dia da fazenda. “Escolher a melhor, de acordo com a necessidade e realidade de cada clien-te, considerando o custo benefício é parte do nosso papel”.

Acostumada a ser a preferida na categoria Sementes para Pastagem, a Matsuda mais uma vez fez bonito e conquistou o prêmio com a alta marca de 44% da preferência dos entrevistados. Alberto Tsuhako Takashi, do departamento técnico de sementes do Grupo Matsuda diz que a melhor ma-neira de saber se a qualidade de seus produtos está à altura da exigência de seus clientes, é verificar a satisfação dos mesmos e principalmente as reclamações geradas. “Todo problema apresentado ou identificado deve ser resolvido e deste tirar a maior lição de todos que é a humildade de reconhecê-los e melhorá-los. A opinião dos clientes é a alma desta melhoria”. Em cima disso, segundo ele, a confiança é a maior diferença nos negócios. “Quem compra uma semente de forrageira da Matsuda sabe que vai obter uma pastagem bem estabelecida, vigorosa e que vai lhe trazer inúmeros benefícios”, declara. É essa confiança e a certeza de resultados positivos fazem com que a companhia chegue em seus 70 anos, como líder do segmento.

Confiança que fideliza

Trazer o cliente para junto da em-presa, oferecendo portfólio ampliado e com qualidade, é o que faz com que o homem do campo cada vez mais con-fie nas principais marcas do agronegócio, e dessa forma as tenha como sua preferência para o dia a dia. E por vezes está confiança rende mais que um prêmio só, quando se trata do Top List. A MSD Saúde Animal, por exemplo, foi a mais querida na pesquisa em quatro categorias (Estimulador de Cio, Anti-Mosca-do-Chifre, Carrapaticida e Antibiótico), e Emerson Botelho, gerente de produtos ruminantes da compa-nhia, diz que sem dúvida estar lado a lado com o pecuarista é fundamental para este resultado. “Fortalecemos a sua eficiência produtiva com os nossos produtos e serviços. Acredito que além dos produtos que desenvolvemos, nossa consolidação é por meio também do reconhecimento da prestação de serviço e comprometimento com o seu sucesso”.

Segundo o gerente, a MSD é uma companhia que valoriza o bem-estar e a felicidade das pessoas. A empresa conta com diversos programas que estimulam a gestão de conhecimento e a aplicação no dia a dia em melhorar a vida das pessoas. “Sempre investimos em qualidade e tecnologia, com isso conquistamos credibilidade nesse mercado”, declara. Nesse sentido, o produtor reconhece o trabalho e sabe que, a partir dos produtos, pode conseguir os melhores resultados. “Isso é o resultado da capacitação, treinamentos, e cursos, não só a parte técnica, mas também na prática”.

Também com quatro categorias vencidas – Vermífugo (21%), Vacinas (22%), Vacinas Reprodutivas (11%) e Hormônios para IATF (10%) – a Zoetis celebra mais uma vez o sucesso apresentado em uma edição da premiação. Dessa forma, Rodrigo Valarelli, gerente sênior de marketing, serviços técnicos e negócios complementares da empresa, comenta que gerar confiança é de extrema importância para o sucesso. “Procuramos respeitá-la oferecendo produtos eficazes e duradouros, como a Terramicina LA e o Dectomax, com mais de 40 e 25 anos de comercialização, respectivamente”, declara. O executivo diz que a equipe de campo busca entender profunda-mente a realidade das fazendas, dos médicos-veterinários e dos produtores, para poder oferecer soluções que tenham impacto real na saúde dos animais e em sua produtividade. Além disso, a Zoetis se aproxima dos pecuaristas por meio de feiras agropecuárias e eventos próprios da marca, a fim de estreitar a relação com o consumidor final e garantir uma relação de confiança”. Possuímos 60 anos de história e nosso foco é exclusivo em saúde animal, o que nos permite termos conversas profundas com os diversos elos da cadeia”. Para se manter na preferência do pecuarista, Valarelli diz que é preciso respeitar os produtos duradouros e, ao mesmo tempo, procurar estar atentos às novas enfermidades e necessidades do mercado, desenvolvendo produtos e soluções que têm eficácia real, sendo testados em condições típicas do Brasil por meio de parcerias com universidades e institutos de pesquisa.

A Syngenta também aparece na lista dos mais premiados, com quatro categorias. Em 2018 a empresa venceu em Fungicida (9%), Nematicida (12%), Tratamento de Sementes (10%) e Inseticida (8%). Renata Moya, gerente de comunicação mercadológica da Syngenta Brasil, diz que mais do que conquistar, está certa de que manter a confiança junto aos produtores, provendo sempre a melhor experiência do agricultor junto à companhia, é de fato fator de sucesso. “Neste sentido, nossa área de marketing está em constante evolução para acompanhar as necessidades do agricultor, por meio de nossas tecnologias, desenvolvidas para auxiliá-lo nos desafios do campo e a obtenção de melhores produtividades”, declara. Além disso, segundo ela, a marca tem como forte aliada a agricultura digital, que tem sido foco de priorização no que tange o desenvolvimento e lançamento de novos serviços, com a aquisições de empresas inovadoras do segmento para continuar e liderar essa evolução no campo.

Já quanto a criar um portfólio amplo, sem perder qualidade e eficiência no campo, Renata diz que a empresa se esforça para propagar boas práticas agrícolas por meio de iniciativas robustas. “Um ótimo exemplo disso é o nosso programa Manejo Consciente, que tem como foco o controle eficiente e sustentável das doenças da soja, principalmente a ferrugem asiática”, diz. Vale lembrar que a utilização correta dos defensivos, a assistência técnica no campo e o planejamento detalhado das safras são as principais ferramentas para o controle de doenças como a ferrugem. E para evitar a resistência a estas ferramentas e todos os riscos que isso implica, é necessário executar ações de mitigação.
“Por isso, além de chamar a atenção para o problema, a Syngenta tem o objetivo de disse minar as melhores práticas agrícolas de forma
efetiva, com o apoio de técnicos, pesquisadores e demais entidades do agronegócio”.

Sendo a preferida dos leitores na categoria Vacinas para Aftosa, com Aftobov (13%), a Boehringer Ingelheim Saúde Animal celebra mais está conquista. E Nivaldo Grando Jú-nior, diretor de grandes animais da companhia, diz que a empresa tem trabalhado muito para que as campanhas e ações sejam cada vez mais eficientes e ajudem a conquistar a confiança dos produtores. “Nesse momento, o importante é ser assertivo nas estratégias, focar naquilo que realmente faz a diferença. Estamos investindo em estratégias que nos aproximem dos pecuaristas”, declara. Segundo ele, as estratégias digitais também são muito importantes nesse momento, pois a empresa tem um amplo portfólio e uma equipe de especialistas à disposição dos produtores. “Nossa prioridade é que os clientes conheçam tudo o que a Boehringer Ingelheim pode fazer para auxiliá-los a ter cada vez mais produtividade na pecuária”.

Paulo Pimentel, gerente de marketing de pastagem da Corteva Agriscience, divisão agrícola da DowDuPont, comenta que ganhar o Top List na categoria Defensivos para Pastagem, com 38% da preferência do público, vem de encontro com a história de sucesso que a companhia tem. “A marca Corteva Agriscience nasceu este ano, mas herdou a tradição de 60 anos e a liderança da Dow AgroSciences no segmento de pastagem, e receber o reconhecimento de nossos clientes, mais uma vez só nos mostra que atuar lado a lado do produtor para entender suas necessidades e oferecer soluções completas é o caminho”, declara.

O gerente comenta que a empresa sabe que a pecuária brasileira ainda está diante de uma grande revolução tecnológica, onde os pecuaristas devem ano após ano utilizar mais as ferramentas disponíveis, como já ocorre na agricultura. “Por isso mesmo, a Corteva trabalha diariamente para oferecer todo suporte necessário para que os produtores possam incrementar sua produtividade”. Segundo Pimentel, a intenção é difundir conhecimento entre os produtores, porque é preciso entender que o manejo adequado das pastagens é um dos principais fatores que levam à maior produtividade. “Com o manejo da espécie forrageira temos a conversão desta massa verde de pastagem em mais carne e leite. Na maioria das vezes o manejo de pastagem representa ganhos econômicos expressivos e melhoria de questões ambientais somente administrando o momento ideal de pastejo por parte dos animais e a eficiência de colheita dos mesmos”, diz.

Hoje, a companhia oferece uma so-lução completa ao produtor, associando as melhores recomendações de manejo por meio de ações integradas em todas as etapas do processo de produção e tem como sua maior fortaleza a equipe altamente preparada do sistema de distribuição, que atua como verdadeiros consultores locais. “Eles fazem o pecuarista ganhar dinheiro e, indiretamente, investir em herbicidas ou forrageiras. O investimento em tecnologia e educação está dentro dos objetivos da empresa que foca na importância das premissas das boas práticas agrícolas”.

Para o gerente, são estas iniciativas que os aproximam dos clientes e contribuem para otimizar recursos, reduzir o impacto no meio ambiente e prover maior sustentabilidade para o agronegócio, gerando confiança, respeito e resultado.

A categoria Arames foi vencida pela Gerdau, com 31% da preferência do público, e Roger Cruz, gerente de marketing trefilados da companhia diz que a empresa trabalha afim de construir relações duradouras com os consumidores, guiando-se numa visão de ganhos mútuos. “Nossa equipe, desde a área industrial, passando por logística, marketing, e claro, a parte comercial, busca ouvir os clientes, tendo assim presença constante em seu dia a dia”, declara. Segundo o executivo, as conversas rendem percepções que são levadas para dentro da empresa, onde o passo seguinte se torna trabalhar para melhorar continuamente a qualidade e durabilidade dos produtos Gerdau. “Queremos cada vez mais ser lembrados pela facilidade de aplicação dos nossos arames no campo”. É dessa forma que Cruz diz que ter a preferência do cliente em um prêmio como o Top List, é um valor de alta importância para a marca e reforça que estão no caminho certo no mercado agropecuário. “Uma escolha como essa dos leitores da Revista Rural é a nossa energia para continuarmos evoluindo”.

Texto: Bruno Zanholo • Fotos: Divulgação

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