Opinião

Porque evitar os açúcares livres da soja

As dietas de animais monogástricos são compostas principalmente por milho e farelo de soja. Apesar da alta digestibilidade dos dois ingredientes, ambos possuem em sua composição oligossacarídeos e polissacarídeos não amiláceos (PNAs), não digestíveis para aves e parcialmente digestíveis para suínos.

O farelo de soja é composto por cerca de 6% de açúcares livres não hidrolisáveis pelas enzimas endógenas dos animais monogástricos. Dentre eles, a rafinose, estaquiose e verbascose são os mais importantes. Estima-se que cerca de 50% da energia do farelo de soja não esteja disponível para a ave em virtude da presença dos açúcares livres não hidrolisáveis.

Esses açúcares agem no TGI (Trato Gastro Intestinal) dos animais como fatores anti-nutricionais, gerando, assim, perdas em digestibilidade dos demais nutrientes. Devido a presença destes PNAs livres no lúmen intestinal, ocorre maior retenção de água desencadeando, assim, diarreia, formando um desequilíbrio da flora intestinal. Este, por sua vez, promove o crescimento bacteriano de Clostridium sp, que produzirá gases intestinais e possível morte aguda. Os PNAs são estáveis ao calor e não são eliminados durante o processamento.

Como alternativa à maximização e aproveitamento do ingrediente, é possível suplementar enzimas exógenas, como a alfagalactosidase, que são capazes de hidrolisar essas frações não digestíveis do complexo soja. Sua atuação é na ligação a-1,6 galactosídeos dos PNA’s degradando-os em glucose + frutose, e por consequência minimizando seus efeitos deletérios. Essa enzima atende a necessidade de especificidade para liberar esses açúcares livres. Com sua utilização na dieta de aves e suínos, além de diminuir os efeitos anti-nutricionais, aumentamos o potencial energético da dieta, pois proporcionamos ganho em energia metabolizável através da digestão dos açúcares.

Nesse contexto, a alfagalactosidase age nos açúcares livres do complexo soja, com atuação comprovada. O produto gera economia no custo de formulação das dietas de aves e suínos, auxiliando na redução da umidade de cama em frangos de corte.

(*) Daniely Salvador é Analista de Nutrição da Quimtia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *