Pecuária

Nutrição – acompanhamento técnico ajuda na produtividade

Aparte a saudável concorrência entre as empresas de ração e suplementos animais, uma questão de fundo nem sempre é levada em consideração pelo criador, no intuito de conseguir do rebanho um melhor desempenho e custos reduzidos, após, vencidas todas as etapas da criação.

Trata-se do suporte técnico prestado por estas empresas no pós-venda de seus produtos, com o intuito de ajudar o criador a sanar possíveis erros nutricionais e de manejo. Este suporte é de extrema importância e atualmente as empresas do ramo buscam ampliar e fortalecer este apoio ao cliente, tendo em vista a sua maior nitidez no mercado.

É o que defende Lisi Bianchi, da Purina, que oferece tanto ração animal quanto suplementos. Para ela a preocupação da empresa em defender melhores soluções para o pecuarista no pós-venda “é o grande diferencial para os fabricantes, mais ainda que a linha de produtos, já que aí a concorrência fica num mesmo patamar”. No caso da Purina, esta orientação levou a empresa à ações inovadoras. é o caso, por exemplo, de um serviço recém-implantado e ainda restrito a poucos criadores, que é o desenvolvimento de rações específicas, de acordo com as características gerais do rebanho. Segundo Lisi Bianchi, “o manejo e o excesso de ração são os grandes problemas detectados pelos técnicos”. Para tanto, a Purina conta com duas equipes de pós-venda (para ruminantes e equinos) que atuam em todo o país, realizando também a prospecção de novos clientes.

Já para Renato Simões, zootecnista e Gerente de Vendas da Fri-Ribe, Esta relação de apoio ao criador é uma via de mão dupla, de igual importância para o fabricante. “São muitas as sugestões para o aprimoramento do nosso trabalho, além de uma clara disponibilidade do pecuarista em ajudar a empresa a melhorar suas ações”, conta Simões. A Fri-Ribe distribuiu-se em três fábricas – Pitangueiras (SP), Anápolis (GO) e Lavras (MG) -, além de três outras empresas coligadas, e conta com cerca de 80 profissionais em todo os territórios nacionais, entre técnicos e representantes especialmente dedicados ao apoio técnico no pós-venda.

Para o Gerente de Vendas da Fri-Ribe, o principal diagnósticos levantado pelos técnicos da empresa é “a carência de informações técnicas, que envolvem questões como o ganho de peso na seca sem elevação de custos e opções alimentares para os animais”. Outra ação suplementar da empresa é a consulta periódica junto aos criadores (3 em 3 meses), com o intuito de aferir as condições de atendimento, prazo de entrega, informações técnicas e até mesmo o aspecto visual da embalagem.

Prevenção e orientação, antes de mais nada, é a linha conduta da política de assistência técnica da Minerthal dedicada aos seus clientes. Aliadas aos principais programas nutricionais da empresa – tais como o de mineralização Minerthal, ação antiparasitária e mineralização protéica – as cartilhas orientativas são um importante instrumento no que diz respeito à nutrição a saúde animais. Para Giampaolo buso, da Minerthal, “estes procedimentos orientativos são decisivos para o criador, além de todo nosso apoio técnico em todo o Brasil (através de consultas individuais e palestras regionais) porque muitas vezes, por exemplo, ele se complica na hora de acrescentar fósforo na ração e também apresenta dificuldade em avaliar qual mineral é mais adequado à sua criação”.

Giampaolo Buso, entretanto, levanta uma outra questão bastante pertinente aos dias atuais e que revela uma outra carência do criador brasileiro: a avaliação errada dos custos para a correção do sistema nutricional e do manejo com vistas a ganhos econômicos. “O custo com minerais perfazem, atualmente, 5% do total de custos de uma propriedade. E aí mora o problema, porque quase sempre o pecuarista pensa que está jogando dinheiro fora. Estes gastos não são visíveis para ele, embora o retorno seja compensatório”, aponta Buso. “A nossa tarefa, nesta linha de apoio técnico ao criador é alertar-lo sobre o significado de alguns incrementos na nutrição animal. Fazer com que o pecuarista invista um pouco mais, mas que em contrapartida consiga um rebanho com uma engorda mais precoce”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *