Pecuária

Brahman – mercado forte e promissor

Há escassez de reprodutores. E não há como atender a demanda. Paralelamente, o mercado de sêmen da raça cresce de maneira entusiasmante. E os leilões apontam excelente procura por fêmeas. A definição do mercado é feita por Ovídio Carlos de Brito, presidente da Associação dos Criadores de Brahman (ABCD). Entusiasmado, ele acredita na expansão da raça ao longo do país. Para isso, baseia-se na procura de animais e nos preços obtidos, que aponta como reais, e no desenvolvimento da raça nos demais países da América Latina e América Central. “O Brahman transformou-se em raça prepoderante nessas regiões. A perspectiva e de que repita o sucesso aqui, assegura.

Brito lembra, porém que a força do Nelore ainda é grande entre os criadores brasileiros. Mesmo assim, a força da heterose deve motivar a percepção dos produtores em vafor do Bhahman. Mais: convém lembrar que é inquestionável a adaptação do Brahman ao Trópico e sua capacidade de concorrer com raças de carne, como Angus e Hereford. “A adaptação ás condições tropicais garante simplificação na obtenção da heterose”, explica Brito. “Isso permite dispensar o uso da inseminação artificial e adotar touro a campo, método usado nos Estados Unidos, Austrália e na Argentina. Lá, a inseminação artificial não é utilizada para animais terminais, explica. Na opinião dele, os leilões e exposições da raça tendem a manter os bons resultados. Assim, como a expansão da raça, que deve migrar para as regiões de clima tropical úmido do país.

Precocidade e rapidez no acabamento

Precursor na criação de Brahman, já integrou o grupo de importadores, em 93, Antonio José Prata Carvalho, Tonico Carvalho, acredita que o mercado da raça enfrente forte expansão. Para isso, contribuem o LA (Livro Aberto), medida adotada na sua gestão como presidente da Associação dos Criadores de Brahman, entre 97 e 00, a qualidade da raça e a venda de sêmen.

Hoje, o país tem aproximadamente 30 criadores, plantel de três mil animais PO e entre quatro e cinco mil LA. Lembra que a introdução da raça, há sete anos, foi motivada pela genética, considerada nova opção para cruzamento. Na verdade, o Brahman seria a opção de cruzamento com raças européias e com Nelore, assegura. A receptividade superou a expectativa.

A raça distribui-se por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Pará, MAranhão e o Espírito Santo. Inicialmente, os criadores motivaram-se pela precocidade e rapidez de acabamento de carcaça. Hoje, valoriza-se também a habilidade maternas das fêmeas. “O Brahman é zebuíno, o que significa que se adapta em qualquer região do país, garante o criador.

Ele acredita no crescimento da raça no futuro próximo, porque todos os criadores que usaram genética Bhaman voltaram a usá-la. “A aceitação do produto é fantástica”, assegura. O melhor exemplo: a sexta feira do primeiro final de semana de julho de 2001, o leilão da Fazenda Brumado será dedicada a um leilão exclusivo de Bhaman.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *