Pecuária

Rio de Janeiro, a casa do jersey

Um trabalho sério de seleção genética, aliado ao espírito de cooperação dos criadores vem fazendo com que a criação de gado Jersey no Rio de Janeiro ganhe cada dia mais expressão no mercado nacional.

Trabalho e muita dedicação de todos os filiados. Com essa filosofia bem simples, a Jersey Rio, entidade que representa a raça naquele estado, vem ganhado espaço a cada dia. Com a criação de um ranking regional, aumento na participação em exposições e idéias novas, como a criação “Dia do Jersey”, a associação arrebanhou no passado 15 novos criatórios, registrando um percentual de crescimento significativo numa época particularmente difícil sobretudo para criadores pequenos.

Este ano, a Jersey Rio decidiu ampliar ainda mais sua participação nas mostras cariocas, como Itaipava e Macaé ( 99, a raça participou das exposições de Cordeiro, Pádua e Resende), sempre em parcerias com as cooperativas locais.

Dia do Jersey – Uma das medidas mais eficazes da associação é a criação de programas especiais para mostrar as qualidades do Jersey aos pequenos produtores de leite, potenciais candidatos a criadores da raça, já que a maioria não dispõem de espaço físico para grandes rebanhos de baixa produtividade por animal. Com o Jersey eles podem não só aumentar a produção de leite por hectare com menos custo, como também melhorar a qualidade de seu produto ganhador força na luta por melhor remuneração. O Jersey, crêem os criadores, é o parceiro ideal para levar adiante a bandeira do pagamento do leite pela Qualidade. O “dia do Jersey” funciona assim: a associação elabora programas com palestras e demonstrações técnicas e emite convites que são distribuídos aos produtores pelos caminhões das linhas de leite das cooperativas. No primeiro evento, realizado ano passado em Cordeiro, no mês de julho, foram convidados cerca de 1.500 produtores. Entre os atrativos, a entidade realiza sorteios de bezerros Jersey PO entre os presentes. A entidade também tem divulgado a raça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *