Pecuária

De olho na fertilidade e habilidade materna

Apesar de se tratar de uma das bases para a Seleção Genética, dados da mãe como fertilidade real e habilidade materna têm sido praticamente ignorados pela maior parte dos criadores, provocando um atraso expressivo na seleção do Nelore.

Este é facilmente detectável. Quem foi a Uberaba e observou os bezerros ao pé das vacas pôde identificar que cerca de 40% destes animais eram subnutridos, e isto se deve ao fato destas matrizes não serem boas de leite ou não produzirem bezerros muito saudáveis. Isto se torna ainda mais grave levando-se em Conta que são estas “Vacas Campeãs” que serão usadas como doadoras nas transferências de embriões. Como na transferência de embrião os bezerros são geralmente criados por vacas boas de leite este problema é totalmente mascarado. No entanto já está comprovado que tanto Habilidade Materna quanto Fertilidade são índices altamente transmissíveis portanto, ao usar boas “criadeiras” para estes bezerros não está-se sanando o problema e sim agravando o mesmo. Vale a pena frisar que Fertilidade é o índice que mais pesa na produtividade.

Esta vacas “campeãs”, por serem muito usadas em transferência se tornam mães de touros campeões que, conseqüentemente, acabarão nas grandes centrais e vendidos como “Touros Melhoradores”. Isto acaba se transformando em um verdadeira bola neve que resulta em grandes prejuízos, tanto financeiro como genético.

Este problema acaba atingindo mesmo criadores atentos e preocupados com o mesmo uma vez que os Dados Maternos dos Touros com sêmen a venda no mercado não estão disponíveis nem mesmo sob solicitação específica (salvo alguns raros casos). Por este motivo fica aí uma sugestão ao Ministério da Agricultura e á ABCZ no sentido de que sejam tomadas algumas atitudes como por exemplo exigir que os Dados Maternos dos touros em centrais sejam divulgados e fornecidos junto com os outros dados do animal – como ponderal que já é obrigatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *