Negócios

O “bagaço” que serve para tudo!

Trabalho da Embrapa tem como objetivo aproveitar comercialmente 720 mil toneladas de sobras do caju, que atualmente é descartada pela indústria de sucos. Biscoitos, pães, snacks e até bolos com alto teor de fibras a partir do bagaço do caju. Esta é a novidade que a Embrapa Agroindústria de Alimentos do Rio de Janeiro acaba de desenvolver em parceria com a

Embrapa Agroindústria Tropical (CE). Através do trabalho conjunto entre as duas unidades, foi possível desenvolver uma técnica pioneira para a fabricação de snacks (salgadinhos tipo chips), biscoitos e pães, utilizando 50% de farinha de caju e 50% de farinha de arroz. As vantagens são muitas, entre elas o aproveitamento, de 720 mil toneladas de bagaço do caju, (80% da produção nacional) que não é utilizado pelas indústrias de suco. Além disso, produtos derivados da farinha da fruta contêm maior porcentagem de fibras do que seus similares e, no seu preparo, aproveita-se a quirera – sobra de arroz quebrado, que não é utilizada para o consumo humano. O arroz quebrado é moído, e dele é produzido a farinha de arroz que é misturada á farinha de arroz que é misturada á farinha do bagaço do caju.

Segundo o pesquisador José Luiz Ascheri, responsável pelo trabalho, a maioria dos biscoitos e pães com fibras encontrados no mercado são produzidos com a casca do trigo. No entanto, a polpa do caju possui mais fibras do que este cereal.

“Tentamos até fabricar snack somente com a farinha do bagaço do caju, mas a massa não se expandiu adequadamente. Então resolvemos misturar a farinha de caju com farinhas de arroz e trigo e tivemos ótimos resultados”, explicou Ascheri.

Os ensaios com 20% de farinha de caju e 77% de farinha de trigo apresentaram bons resultados para a produção de snacks, e a mistura composta por metade de farinha de caju e metade de farinha de arroz proporcionou uma farinha mista pré-gelatinizada para uso na panificação, biscoitos e bolos com alto teor de fibras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *