Negócios

É hora de aumentar o lucro!

Nos últimos anos, a suinocultura tem crescido do ponto de vista técnico, com aperfeiçoamento genético e desenvolvimento de práticas mais produtiva. O suinocultor tem a seu dispor informações e suporte técnico que o auxiliam a aumentar sua produtividade, mas a suinocultura ainda é uma atividade com margens de lucro relativamente pequenas.

O Brasil é detentor de tecnologia, conta com centros de pesquisa e profissionais na área de zootecnia que podem auxiliar esta situação. Um deles é Armando Portas, do CATI, (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), em Campinas. Em busca de maior lucratividade e eficiência para a suinocultura, Portas tem buscando soluções para além do aumento da produtividade.

Para Portas, o fundamental é baixar os custos do manejo, principalmente da ração. Ele considera que a ração responde por cerca de 85% dos custos totais da produção. É a capacidade de obter ração a preços mais baixos o que diferencia um suinocultor de sucesso de outro mal sucedido. A boa suinocultura precisa estar localizada onde haja boa oferta de insumos para ração, e precisa estar também em regiões onde o porco seja valorizado. Nem sempre é possível. As regiões com maior oferta de grãos são as regiões de fronteiras agrícola ( Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão). Mas estas regiões estão longe dos grandes centros consumidores e da indústrias, explica Portas.

Quem então será o suinocultor eficiente? Para portas, serão os produtores rurais que já são produtores de uma ou ais atividades, e que terão na suinocultura uma oportunidade de valorizar os cereais ou os subprodutos agrícolas que eles mesmo produzem, aproveitando os dejetos dos suínos para adubação de capineiras e de áreas destinadas á produção de alimentação. Porta dá o exemplo de um agricultor que produza milho, em rotação com soja. Em plantio direto, tem que plantar milho, soja, milheto, arroz, sorgo, e várias culturas. Com essas alternativas, ele terá um setor da empresa que consumiria boa parte do que ele produz. Neste ano, com essa seca, um agricultor vai ter dificuldades de ter uma lavoura de milho de alta produtividade adequada na safrinha. Mas se ele for suinocultor, ele pode fazer uma safra de sorgo e valorizar este sorgo na criação de suínos. Esse mesmo produtor, dependendo da sua área, ou em associação a outros produtores, pode ter uma máquina para fazer extrusão de soja e jogar esta extrudada na ração dos animais.

Independência e integração são os termos fundamentais na equação da produtividade de suíno. Independência na aquisição de ração e integração com as demais atividades da produtividade. Portas explica que a soja, por exemplo, é cotada a preços globalizados, no mercado internacional, mas o produto, o porco, é cotado no mercado interno, com desvantagens evidentes para o suinocultor.

E quem não é produtor de grãos? No caso de plantadores de culturas anuais, como laranja, café e frutas, o agricultor deve estar numa região de cereais baratos. Mas a vantagem vai ser no uso da suinocultura para manter o capital de giro. A suinocultura é uma atividade importantes porque ela gera fluxo de caixa, que vai permitir pagar as contas do dia-a-dia sem obrigar o agricultor a vender seu produto principal a preços ruins, afirma Portas. Suínos podem ser vendidos diariamente, o que dá ao produtor maior flexibilidade na hora de vender seu produto. Ele pode esperar uma cotação melhor. Nesse caso, a suinocultura não deu lucros, mas deu ao produtor mais fôlego e margem de manobra para colocar produção. Dentro de uma empresa agrícola, a suinocultura vai gerar capital de giro e manter a funcionabilidade da propriedade.

Por isso, Portas vê a suinocultura como uma atividade a mais dentro de uma empresa agrícola, que valoriza outras produções. Ele não recomenda a suinocultura como atividade isolada. E recomenda, fortemente, que os suinocultores ajam sempre de forma coletiva: formando grupos de compra, aumentando seu poder de barganha na hora de adquirir a ração. Os suinocultores precisam falar em pé de igualdade com o comprador, quer seja abatedouro ou frigorífico-abatedouro. Se não formarem grupos, os suinocultores estão fazendo concorrência para eles mesmos, estarão disputando o mercado.

A suinocultura tem que estar integrada a outras atividades, para gerar fluxo de caixa, evitando que o agricultor lance mão de empréstimos. A grande vantagem da suinocultura é sua liquidez. O preço pode não ser dos melhores, nem a lucratividade, mas a liquidez pode ajudar a tirar o produtor de situações sazonais da produção agrícola e pecuária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *