Pecuária

Prova confirma aptidão

Criadores de Brahman gostam de afirmar que a raça tem uma grande capacidade de transformar arbustos e capins de baixa qualidade em carne de primeira. A PGP realizada em Uberaba, porém, mostrou do que a Brahman é capaz com uma alimentação adequada, potencializando toda a sua bagagem genética.

Termina em dezembro a primeira prova de ganho de peso exclusiva da raça Brahman, realizada na Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba. O objetivo principal da prova é levantar dados de performance da raça em condições brasileiras para avaliar a resposta do Brahman á alimentação de bom teor nutritivo. Os números finais são aguardados com grande expectativa, uma vez que uma das principais características da raça é justamente a capacidade de converter alimentação de baixa qualidade em carne.

Os números parciais, entretanto, já dão uma boa idéia do que ela é capaz em condições mais favoráveis de terminação. A média de ganho de peso diário na pesagem de 21 de outubro, a última realizada antes do fechamento desta edição da Rural fechou em 1,82 quilo/dia, embora alguns animais tenham atingido um desempenho ainda mais expressivo chegando a 2,393 quilos/dia, marca obtida por dois animais: um da Fazenda Pilar e outro da Fazenda Jaçanã, este último o animal mais pesado da prova até a pesagem de 21 de outubro, com 512 quilos.

Ao todo, a prova terá 168 dias, sendo 56 dias gastos com adaptação e 112 de provas propriamente dita. Entraram na prova 24 animais, todos machos com idade entre 7 e 10 meses, oriundos de oito criatórios: C-Telca, Fazenda Pilar, Fazenda Brumado, Fazenda Jaçanã, Fazenda Renascença, Fazenda Quitumba, Fazenda Querença e Fazenda Pedrões. O consumo médio de ração no estágio atual da prova é de 10 quilos/cabeças/dia. A alimentação fornecida é um concentrado de 12% de proteína e 70% de energia com feno picado junto a ração, mais sal mineral e água á vontade. O fornecimento da ração, mais sal mineral e água á vontade. O fornecimento da ração ficou por conta da Purina, que mostrou-se especialmente interessada no resultado da Prova. Doutor Francisco Olbrich, da Purina, acompanhou a pesagem de outubro (as pesagens se repetiram a cada 28 dias) e ficou muito impressionado não apenas com o ganho individual dos animais como também pelo desenvolvimento, já que a maioria mostrou porte aparentemente superior a sua real idade. Há pouco mais de um mês do final da prova, acontecem ainda duas pesagens, uma em 18 de novembro e a outra em dezembro. Toda a coordenação da prova ficou a cargo da doutora Renata Martins de Camargos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *