Pecuária

Força dos cruzamentos

Numa estratégia comercial bem sucedida, a Fazenda Querença, de Inhaúma (MG), fechou uma joint venture com o Double J Ranch, da Louisiana, um dos maiores criadores mundiais da raça. No acordo, a propriedade brasileira entra com a estrutura e manejos reprodutivos e nutricionais, enquanto que o rancho norte-americano participa com a genética. O Doble possui negócios em quase todos os países tropicais do mundo, mas o contrato a Querença é único investimento direto que a empresa firmou fora dos Estados Unidos. Optei pelo Brasil porque há um grande mercado a ser explorado e a qualidade dos pecuaristas brasileiros sempre me impressionaram, aponta o norte-americano Johnny Jefcoat, que desde 1978 acompanha o trabalho brasileiro para produção de carne bovina.

A experiência vem dando tão certo que a Fazenda Querença pretende, dentro de seis anos, substituir todas as fêmeas de seu rebanho comercial, hoje Nelore, por vacas que tenham sangue Brahman. Desde a liberação da importação da genética da raça, todas as 1.800 Fêmeas Nelore, antes inseminadas, com material de gado europeu, passaram a ser fecundadas com sêmen de Brahman. Atualmente, a fazenda conta com 300 fêmeas 1/2 sangue (Brahman X Nelore). Dos primeiros resultados para o abate aos 13 meses, com média de 460 Kg, depois de passaram as últimas semanas em confinamento de silagem de milho e concentrado. Houve ganhos diários acima de 1,5Kg, que representam um bom rendimento de carcaça, calcula o veterinário e gerente de Pecuária Comercial, Moisés Campos.

Nas crias que desmamaram neste ano, a comparação entre cruzas com Nelore mostraram que os produtos com Brahman obtiveram mais de seis quilos em relação aos bezerros com sêmen europeu. Mesmo sem os dados finais – os animais ainda estão em confinamento -, Campos ressalta que tal desempenho a pasto deve-se preferencialmente à rusticidade e resistência do Brahman a parasitas. No que se refere à cobertura a campo, o veterinário também mostra-se satisfeito com os resultados, apesar da propriedade caminhar para trabalhar somente com inseminação artificial. Selecionamos 16 touros em monta natural, um para cada 35 vacas. Alcançamos um índice de prenhez de 83%.

O Brahman chegou à fazenda Querença em 1995, com a importação de um lote de 30 doadores. De lá para cá, o trabalho com transferência de embrião possibilitou a multiplicação do rebanho, totalizando, hoje, 400 animais puros. O objetivo, de acordo com o veterinário, é chegar a 1.000 cabeças. Se continuar o ritmo que a propriedade vem impondo a seu plantel, as fêmeas terão importante presença nas competições da raça. A exemplo da JJ MS Querença 28, que aos 29 meses e 780 Kg, levou os troféus de Grande Campeã e Campeã Vaca Adulta, na Expozebu 99.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *