Pecuária

Produção elevada, com comida e bom manejo

Segundo a proprietária, o sítio, localizado em Santo Antônio da Alegria, SP, mantém 71 vacas em sistema de confinamento e produz toda silagem de milho consumida (400 ton), em uma área total de 12,1 ha. “Por todo esse tempo de trabalho, desenvolvemos algumas ‘dicas’, que acreditamos serem fundamentais para o aumento da produtividade e também da qualidade”, explica a criadora. Entre elas, impedir as caminhadas para evitar o estresse, não colocar no mesmo piquete, as vacas recém paridas e as lactações, fornecer sombra para os animais, além de cuidados com a alimentação em dias de calor. “Esses cuidados e mais um manejo sanitário sério e uma nutrição de qualidade são os principais fatores para o sucesso da atividade”, garante.

Atualmente, o plantel conta com 41 novilhas e bezerras e 30 vacas em lactação, sendo que os cuidados com o rebanho já começam desde o nascimento. Depois de fazer com que a bezerra mame o colostro nas duas primeiras horas de vida, e de permanecer com a mãe até 24h após o parto, vai para o bezerreiro, recebendo sal mineral, feno e ração própria e água à vontade. “Elas recebem uma dose de ferro e uma de vitamina A, D,E, e aos quatro dias, são soltas em piquetes para adquirirem resistência”, explica Mutaha. A vitamina A, D, E, é aplicada a cada 45 dias, até a prenhez. A vermifugação oral é administrada mensalmente e é realizado um acompanhamento de peso e altura mês a mês.

A oferta de leite é feita de acordo com a idade e desenvolvimento do animal, sendo a desmama realizada aos 60 dias. A partir do quarto mês, já colocadas em outro piquete, as bezerras recebem 2Kg de concentrado e feno à vontade. A silagem é introduzida na dieta, partir do 8º mês, e a primeira inseminação é feita aos 11 meses ou “quando os animais estão com peso entre 380Kg e 400Kg e altura 1,32 e 1,34 m”, afirma a criadora. Com esse manejo, a idade do primeiro parto ficará entre o 19º e 20º mês.

O manejo das vacas secas consiste em separar o animal no piquete maternidade, ofertando o mesmo volumoso do rebanho em produção e também farelo de trigo. As vacas em lactação são separadas em piquetes, por faixa de produção, e recebem a dieta total à base de silagem de milho, ração comercial, sal mineral e concentrados. Atualmente o rebanho conta com 30 vacas em lactação. No ano passado, contabilizando os meses de abril a dezembro, a média de produtividade do sítio foi controlada em 1.100 litros/dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *