Pecuária

Girassol é uma boa alternativa para alimentação do gado

Produto que rendo o dobro do milho com 50% mais proteínas, o girassol surge como uma opção viável para a alimentação do gado, de corte ou de leite.

A Simuelo Genética Agropecuária, empresa situada em Curitiba, Pr, desenvolveu um girassol híbrido especial para silagem. Trata-se do cultivar Rumbos-91, importado da Argentina e selecionado pelas suas qualidades forrageiras, já que chega a produzir 50 a 70 toneladas de matéria verde por hectare (contra 25 a 30 de milho).

A mais de dois anos a utilização do girassol para uso forrageiro como silagem vem sendo pesquisada, realizando experiências na Argentina junto com a Rumbos Argentina e no Brasil em parceria com Emater-PR e produtores interessados. Por outro lado, a Embrapa também vem desenvolvendo estudos com os mesmos objetivos, tendo testado o cultivar Rumbos-91 em mais de 20 municípios em todo o Brasil, confirmando-se sua aptidão forrageira e suas características especiais na produção de matéria verde. O Rumbos-91 também é excelente produtor de grãos (mais de 2.000 kg/ha), porém é em seu porte avantajado (acima de 2m), que se destaca dos demais, transformando-se num grande produtor de forrageira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *